Prefeitura de Esteio destina R$ 647,9 mil para reformar escolas atingidas por temporal

20 de março de 2022 - 10:49

Além de propriedades privadas, o forte temporal que passou por Esteio na tarde de 7 de março, quando foram registrados ventos acima de 80 km/h, acabou danificando estruturas, principalmente cobertura e telhados, de 16 das 30 escolas da rede municipal pública de ensino. A Prefeitura fez um levantamento dos estragos e destinou, via Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), R$ 647,9 mil às instituições de ensino para a recuperação do que foi avariado, trabalho que está em andamento (veja abaixo).

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vivendo a Infância, no Bairro Primavera, foi uma das mais atingidas. O telhado das salas do fundo do terreno da instituição foi arrancado pelo vento e caiu sobre a parte da frente do prédio, quebrando telhas. Nessa quinta-feira (18), equipes de uma empresa contratada iniciaram a manutenção, de forma a permitir que, antes do fim do mês, pelo menos algumas áreas da escola já possam receber alunos novamente. A cobertura dos fundos, no entanto, precisará de um novo projeto, que já está em fase de elaboração.

Para ajudar pais e mães de alunos que vivem no entorno, e que também tiveram prejuízos em suas casas com o temporal, a direção da Vivendo organizou uma feira para distribuir roupas e até mesmo móveis que foram doados. Com a suspensão das aulas, alimentos que seriam consumidos pelos alunos na merenda escolar também foram distribuídos, após avaliação da Unidade de Alimentação Escolar da SME.

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire, no Bairro Três Marias, as aulas foram retomadas na última quarta-feira (16), mas as salas do piso superior seguem interditadas. Ao longo da semana, o trabalho de recuperação de telhas e forros se concentrou nas salas do maternal.

A tempestade deixou como registro a queda ou ameaça de tombamento de 62 postes e 162 árvores. Os bairros mais atingidos foram Jardim Planalto, Santo Inácio, Parque Primavera e Três Marias. A Administração Municipal adquiriu 1,5 mil telhas para distribuição às famílias atingidas, assim como entregou mais de 6 mil m² de lonas plásticas.

Recuperação de escolas danificadas pelo temporal de 7 de março

EMEI Florescer
Reforma do telhado e aquisição de caixa d’água

EMEI Parque do Sabiá
Reforma da cobertura

EMEI Pedacinho do Céu
Reposição de telhado e forro

EMEI Raio de Sol
Reforma do telhado e recolhimento de materiais

EMEI Vivendo a Infância
Reforma do telhado, eposição e limpeza de caixa d’água e limpeza e remoção de entulhos

EMEB Alberto Pasqualini
Manutenção do telhado

EMEB Dulce Moraes
Reforma do telhado e do portão e retirada de materiais

EMEB Eva Karnal
Reforma do telhado

EMEB Ezequiel Nunes Filho
Reforma do telhado

EMEB Flôres da Cunha
Reforma do telhado

EMEB Luiza Fraga
Reforma de telhado e forro

EMEB Maria Lygia
Reforma do telhado

EMEB Maria Marques
Reforma do telhado

EMEB Oswaldo Aranha
Reforma do telhado

EMEB Paulo Freire
Reforma do telhado

EMEB Vila Olímpica
Reforma do telhado e forro

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo