Obra de revitalização do canal do dique do Sinos está quase concluída

16 de março de 2022 - 18:08

A obra de revitalização do canal do dique está próxima de ser concluída. O trabalho envolveu a retirada de plantas que prejudicam o sistema de contenção de cheias evitando uma possível enchente no período de chuvas. O valor de investimentos, com recursos próprios da prefeitura, foi de cerca de R$ 300 mil. Até o final dessa semana, conforme a Secretaria de Obras e Viação (Semov), devem ocorrer as últimas ações para conclusão da limpeza

A primeira etapa da revitalização ocorreu no canal de vazão do rio localizado entre a ponte Henrique Roessler e o final da rua da Praia. No segundo estágio, as máquinas atuaram na outra margem entre a ponte da avenida Mauá e a ponte 25 de Julho.

Conforme o titular da Semov, Geraldo Passos, a prefeitura está tomando essa iniciativa e a ideia é abrir e ampliar o canal para que nas cheias o rio tenha maior vazão, evitando o transbordamento. “É uma obra de extrema importância para evitar uma possível tragédia. Pensamos também em ser um espaço que a comunidade possa utilizar nos períodos secos. Além da retirada da vegetação, estamos realizando a limpeza daquele espaço, pois em uma parte virou ponto irregular de descarte de lixo”, disse.

A licença ambiental expedida liberou a ação em 1,8 mil metros e as árvores da região estão mapeadas e quantificadas pela licença. O procedimento é necessário, pois a vegetação da margem do rio dificulta a passagem de água, ocasionando inundações em caso de grandes volumes de chuva.

O sistema de contenção de cheias do Rio dos Sinos em São Leopoldo é composto por 22,18kms de diques de talude de terra, 16,6kms de valas de drenagem, seis casas de bombeamento de água e mais 3kms de galerias subterrâneas.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo