O Aimoré encerrou sua participação no Gauchão com vitória. Melhor ainda, o gol aos 50 minutos do segundo tempo do atacante Sassá colocou o índio capilé mais uma vez na Série D do Brasileiro. Quando o time leopoldense entrou em campo na tarde deste sábado diante do São Luiz de Ijuí ainda havia uma desconfiança do seu torcedor. O time comandado pelo técnico Rafael Lacerda em cinco partidaS disputadas em casa havia vencido apenas uma. E ontem foi no apagar das luzes que veio a vitória e a vaga na disputa nacional. O índio acabou fechando sua participação na 8ª posição.
Ontem também terminou a primeira fase do Gauchão. Ypiranga de Erechim, mesmo perdendo do Grêmio por 2 a 0 na Arena, ficou na primeira colocação. O Internacional ficou no 1 a 1 contra o Guarany de Bagé e ficou em terceiro. O Brasil de Pelotas bateu o Juventude no Bento Freitas e surpreendendo muita gente ficou com a quarta vaga.
Ypiranga e Brasil fazem o primeiro confronto da semifinal assim como Grêmio e Inter disputam a outra vaga. O primeiro Gre-Nal está previsto para o dia 19 no Beira Rio e o jogo ocorre na Arena sem data definida. Já o Xavante recebe o Ypiranga no dia 20.
Caxias, São José, Novo Hamburgo, Aimoré, São Luiz e Juventude se mantém na Série A em 2023 e União Frederiquense e Guarany de Bagé, que subiram esse ano, retornam a Série B.