Bairro Jardim Planalto em Esteio ganhará uma nova unidade básica de saúde

24 de fevereiro de 2022 - 12:52

O prefeito Leonardo Pascoal assinou a ordem de início para a reforma do prédio onde funcionará a futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Galvany Guedes. Recuperando-se de uma cirurgia no joelho, Pascoal firmou o documento em casa, de onde está despachando enquanto se recupera do procedimento. As obras devem iniciar na próxima semana, após o feriadão de emancipação de Esteio e do Carnaval.

Antiga sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente dentro do Parque Galvany Guedes, a nova UBS terá uma área total de 507 metros quadrados. Serão dois consultórios médicos, um odontológico e um ginecológico. Além disso, contará com áreas necessárias para a prestação de serviços à população, como ambulatório, sala de curativos, sala de vacina, sala de espera e acolhimento, sala de expurgo e sala de esterilização, bem como espaços administrativos, para reuniões, para descanso de funcionários, almoxarifado e banheiros com acessibilidade, entre outros.

Entre as obras a serem executadas pela LN Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório, estão a troca de todas as esquadrias internas e externas, do piso e do forro; a instalação de divisórias de gesso, de sanitários e de novas redes hidráulica, elétrica e lógica; e a construção de uma área coberta. O prédio receberá novas pinturas, externas e internas, e também será cercado com tela. Serão investidos R$ 490,2 mil na reforma, recursos próprios da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Quando entregue à comunidade, a UBS passará a atender cerca de metade da população hoje referenciada na UBS Jardim Planalto. Para isso, duas equipes de Estratégia de Saúde da Família serão alocadas na nova unidade (equipes Boqueirão e Das Américas). As outras duas (Santo Inácio e Jardim Planalto) continuarão no antigo posto de saúde.

A ordem de início das obras também foi firmada, em ato na Prefeitura de Esteio, pelo titular da SMS, Gilson Menezes, pelo fiscal da obra e servidor da Secretaria Municipal de Governança e Gestão, arquiteto-urbano José Dall´Agnese, e por Laura Martins, representante da LN Engenharia. A titular da SMGG, Lilian Haigert, responsável pela pasta que realizou o projeto arquitetônico da nova UBS, acompanhou as assinaturas.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo