ESTEIO: Teatro para Todos abre inscrições para novos alunos-atores

21 de fevereiro de 2022 - 15:21

O Teatro para Todos, um dos projetos mais importantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), interrompido em razão da pandemia de covid-19, está de volta.

De jovens acima de 11 anos até idosos, sem limite de idade, todos os moradores de Esteio podem participar das aulas, gratuitas, que serão realizadas nas Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900) em diferentes dias horários. Para isso, só é necessário vontade aprender e fazer a inscrição, gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na própria Casa de Cultura (se quiser, já pode levar a ficha preenchida – acesse aqui).

As aulas do grupo dos idosos (pessoas acima de 60 anos) serão realizadas às terças-feiras, das 9h às 11h, e às quintas-feiras, das 9h às 11h30min. Os jovens (11 a 19 anos) terão ensaios às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h30min, enquanto o grupo de adultos (20 a 59 anos) se reunirá às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.

Novo coordenador/professor

Este ano, o Teatro para Todos terá a coordenação do professor Luiz Antônio Teixeira dos Santos, servidor da Administração Municipal há 20 anos. Com passagem por diferentes escolas ao longo de duas décadas, ele estava dando aula de Artes nas escolas municipais de Educação Básica (EMEB) Flôres da Cunha e Tomé de Souza antes de passar ao quadro de servidores da SMCEL.

Luiz possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Também ator, tem experiência na área de História da Arte, e na formação do ator, fazendo parte do projeto “As Técnicas Corporais do Gaúcho Campeiro e sua Relação com a Performance do Ator/Dançarino”, dirigido e coordenado pela professora doutora Inês Alcaraz Marocco. Além disso, dez parte do grupo Satori Associação Teatral, dirigido e coordenado pelo professor Irion Nolasco.

Para o professor, as aulas do Teatro Para Todos vão muito além de oferecer uma atividade para pessoas de todas as idades. “As oficinas buscarão, através de atividades lúdicas e criativas, desenvolver a observação, a imaginação, a percepção, a concentração, a relação, a comunicação e demais habilidades corporais e vocais necessárias para o indivíduo criar”, comenta Luiz Antônio.” As oficinas propõem desenvolver atividades que favoreçam a criatividade, as habilidades expressivas de interação e comunicação por meio da criação teatral”, complementa. “Esta arte desenvolve a percepção, a sensibilidade e o conhecimento sobre si mesmo e sobre os demais seres humanos, de forma mais aguçada, proporcionando uma relação mais harmoniosa do indivíduo com o meio social e cultural em que vive”, destaca.

Onze anos de projeto

Em 2019, último ano em que foi realizado, o Teatro para Todos contava com 41 alunos/atores divididos em quatro grupos. Promovido pela SMCEL desde 2011, o projeto já realizou 17 mostras, eventos de final de semestre onde os participantes apresentam ao público um pouco do que aprenderam em sala de aula, além de apresentações em diferentes espaços.

Teatro Para Todos 2022

  • Local dos ensaios: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
  • Dias das aulas*:
    Idosos – pessoas acima de 60 anos: Terças-feiras, das 9h às 11h, e quintas-feiras, das 9h às 11h30min
    Jovens – pessoas de 11 a 19 anos: Segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h30min
    Adultos – pessoas de 20 a 59 anos: Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
  • Inscrições: Diretamente na Casa de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h (se quiser, já pode levar a ficha preenchida – acesse aqui)
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo