Criado em 1979, Parque do Matinho do Padre Reus conta com 32 espécies de árvores e dois hectares

21 de fevereiro de 2022 - 17:53
Com dois hectares de mata nativa o Parque Municipal Henrique Luiz Roessler, mais conhecido como Matinho do Padre Reus, no bairro Padre Reus, foi criado em 1979. Segundo os dados,  “o local conta com 32 espécies de árvores do bioma da Mata Atlântica. Ele integra a sub-bacia do arroio João Corrêa e é praticamente uma das últimas áreas verdes na região dos bairros Padre Réus, Cristo Rei e Santa Tereza. Ele é de suma importância para os serviços ecossistêmicos da região”, explica o titular da pasta, Anderson Etter.
A equipe do Programa de Preservação Hídrica e das Sub-bacias (Pró-Arroios), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), visitou o Parque na última semana. O objetivo foi vistoriar a área, com base no levantamento florístico realizado em 2011, pela Diretoria de Proteção Ambiental, coordenado pela bióloga Cintia Panarotto. Além disso, foram feitos mais estudos para a construção do plano de manejo do Parque.
Segundo o chefe de Monitoramento de Áreas Protegidas, Darci Zanini, o local passará a ter um plano de manejo para preservar da melhor maneira o parque. “O estado nos concedeu o registro para que o Parque passe a ser uma Área de Relevante Interesse Ambiental (Aria) e com isso, temos até 2023 para realizamos o plano de manejo. Por isso estudos serão feitos no local para agregar dados”, comentou.
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo