Todas as quartas-feiras haverá Trilha Ecológica no Parque Imperatriz em São Leopoldo

18 de fevereiro de 2022 - 13:31

Com o objetivo de sensibilizar a população para a preservação do ecossistema, com um olhar local e global, por meio da observação das diferentes formas de vida a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), organizará uma Trilha Ecológica no Parque Imperatriz. A iniciativa é uma promoção do Centro Permanente de Educação Ambiental (Cepea) e terá início a partir da próxima quarta-feira, 23 de fevereiro. O passeio ambiental está previsto para ocorrer em todas as quartas-feiras do ano, sempre às 10h, sem necessidade de agendamento, pois a atividade ocorrerá de forma permanente.

A atividade será guiada por monitor ecológico e acontecerá em uma das três trilhas do parque: dos Ingás, dos Camboins e dos Grápias. Para acontecer, deve haver o mínimo de cinco pessoas e o máximo de 30. Crianças poderão realizar a trilha, desde que acompanhada dos pais ou responsável. Devido ao baixo grau de dificuldade, a caminhada é destinada ao público de qualquer idade.

Para participar, o cidadão deve utilizar roupa adequada e confortável, levar sua garrafa com água, além de seguir os protocolos de segurança contra a covid, utilizando máscara, apresentação do passaporte vacinal, distanciamento e o uso de repelente e de álcool gel.

O titular da Semmam, Anderson Etter, reforçou a importância da atividade. “A Trilha Ecológica é uma das muitas ações promovidas pela secretaria que buscam proteger, ensinar e conectar a população ao meio ambiente. Além disso, a trilha trará público para conhecer o Parque Imperatriz, que ficou tanto tempo fechado e é um espaço muito significativo para o ecossistema da cidade”, disse.

“As trilhas ecológicas são ações práticas e educativas voltadas a ressaltar a importância de proteger as Unidades de Conservação, por meio dos recursos naturais e da biodiversidade local, com informações e experiências de transformação cultural, ambiental e social”, comentou a chefe do Cepea, Yara Stockmanns.
São Leo + Verde

A Trilha Ecológica é uma das ações ligadas ao Programa de Educação Ambiental São Leo + Verde. A atividade também pode ocorrer em outro dia da semana, no período da manhã, uma às 8h30 e outra às 10h, e a tarde com horário às 13h30 e posteriormente às 15h, e para isso o munícipe deve realizar um agendamento prévio de 7 dias, pelo email: eduambiental@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo fone: (51) 2200-0667.

Parque Imperatriz

O Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina é uma opção para lazer, recreação e prática de esporte junto à natureza em São Leopoldo. Trilhas ecológicas, espaço de pesquisas, áreas de esportes e lazer integram o Parque com a cidade, uma Área de Preservação Permanente (APP) com mais de 170 hectares a serviço da comunidade local. Com horário de visitação de terças a domingos das 9h às 17h, e fica localizado na avenida Imperatriz, 900, bairro Pinheiro.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo