A vacinação contra o Covid para as crianças de 5 a 11 anos em Esteio chegou a 32,85% do público estimado imunizado. São 2.296 vacinas aplicadas por profissionais das seis unidades básicas de saúde. No município, conforme a Secretária de Saúde do Estado, são 7.213 crianças desta faixa etária para ser vacinadas.
No município 70.898 esteienses já receberam a primeira dose ou dose única, aplicadas tanto em Esteio quando em outros municípios, o que equivale a 90,71% da população vacinável (pessoas acima de cinco anos). Além disso, 62.908 pessoas já concluíram o ciclo vacinal (80,48%) e outras 26.526 (33,94%) já receberam a dose de reforço. Os números são superiores aos registrados em todo o território gaúcho: 89% da população vacinável com uma dose, 78,6% com ciclo vacinal completo e 30,4% com dose de reforço
Segunda dose e reforços atrasados
Ainda que os números de Esteio estejam bons, a Secretaria Municipal da Saúde está preocupada com as pessoas que estão com a segunda dose atrasada. Ao todo, até o final da tarde desta terça-feira, 4.494 esteienses não compareceram à sede da SMS (Av. Padre Claret, 666) para completar o ciclo vacinal. O número de moradores que deveriam fazer a dose de reforço, mas ainda não foram à SMS é ainda maior: 17.306 pessoas.
Agendas
Por enquanto, não há agenda aberta para crianças de cinco a 12 anos. A medida que novas vacinas chegarem a Esteio, a SMS vai abrir novos horários através do site www.esteio.rs.gov.br/vacina. A aplicação ocorre nas UBSs Centro, Cruzeiro, Novo Esteio, Parque Claret, Parque Primavera e Tamandaré.
A aplicação da primeira dose em pessoas acima de 12 anos, segunda, terceira e quarta doses segue sendo realizada na sede da SMS (Avenida Padre Claret, 666), de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h.
Para a dose complementar, não é necessário agendamento. Basta comparecer na SMS no dia marcado. Para a primeira dose em pessoas acima de 12 anos, terceira dose (reforço) e quarta dose (apenas para pessoas imunodeprimidas) é necessário fazer o agendamento pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina.