Equipe do Pró-arroios visita o arroio Coelhos que fica no bairro São Borja em São Leopoldo

16 de fevereiro de 2022 - 08:31

A equipe do Programa de Preservação Hídrica e das Sub-bacias (Pró-Arroios), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), realizou, na manhã desta terça-feira, 15, uma visita técnica ao arroio Coelhos, no bairro São Borja. O grupo de trabalho foi formado pelo chefe de Monitoramento de Áreas Protegidas, Darci Zanini, pelo chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental da Semmam, João Chaves, e pelo biólogo Daniel Santos.

O objetivo das visitas é revitalizar e preservar estas áreas e incluir as comunidades no entorno na preservação dos corpos hídricos, como as nascentes mapeadas em 2006. O propósito de mapear os corpos hídricos é para compor um documento que servirá para vários objetivos como fiscalização, preservação, licenciamento e educação ambiental.

O titular da Semmam, Anderson Etter, destacou a importância do programa para a preservação dos cursos d’água. “No momento em que enfrentamos a escassez de água, proveniente da estiagem que atinge o Estado, o trabalho permanente de preservação e identificação de nascentes, realizado pela Semmam, é a garantia de água de qualidade e em quantidade para todos”, disse.

Segundo o chefe de Monitoramento de Áreas Protegidas, Darci Zanini, existe a necessidade de mais vistorias no local. “As cinco nascentes seguem existindo apesar da estiagem. Porém verificamos corte da vegetação, lixo e esgotos o que aponta a necessidade de uma próxima etapa do Pró-arroios”, comentou. “Durante a visita técnica orientamos moradores do entorno sobre o descarte adequado do lixo, da importância do tratamento prévio dos esgotos antes da destinação para natureza e apreendemos uma motosserra operando sem licença para poda e sem documentação exigida por lei”, contou o biólogo Daniel Santos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo