Para colocar uma empilhadeira de 4,5 toneladas na travessia de construção da ponte do Rio do Sinos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), informa que nesta quinta-feira (19), das 5 às 6 horas da manhã, haverá interrupção parcial sentido interior-capital.
A interrupção acontecerá também no mesmo horário, na terça-feira (15), para a retirada do equipamento do local. Em caso de chuva forte, a atividade será cancelada.
O DNIT esclarece que a empilhadeira será utilizada para o transporte e encaixe dos guarda-rodas da ponte em construção sobre o canal principal do rio dos Sinos. Ao todo serão instaladas ao longo da travessia 50 peças pré-moldadas de dois metros, pesando 1,7 tonelada cada uma. Para auxiliar na operação também será utilizado um caminhão Munck.
As pontes sobre o canal principal estão em obras desde março do ano passado e já têm mais de 97% dos serviços concluídos. Quando estiverem finalizadas, o DNIT irá executar os aterros e as lajes de transição para unir as pontes à pista existente da rodovia.
Também estão em obras duas transposições sobre a várzea do rio do Sinos. Neste caso, os serviços iniciaram em dezembro de 2021 e estão 26% executados. A equipes do DNIT já concluíram o estaqueamento e deram início à construção dos blocos de fundação. Após a conclusão das quatro travessias (duas sobre a várzea e duas sobre o canal principal), o DNIT irá focar os trabalhos na implantação da terceira faixa no entorno dessas estruturas.