Secretaria da Saúde de Esteio instala centro para testes da covid-19

3 de fevereiro de 2022 - 09:04

Os moradores de Esteio que apresentarem ao menos dois sintomas leves ou moderados da covid-19 (veja abaixo) poderão fazer o exame para diagnóstico da doença na Central de Testagem da Covid-19, que funcionará junto à sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na Avenida Padre Claret, 666. No início da tarde, servidores da SMS trabalharam na preparação da estrutura, que ficará onde funcionava a antiga sede do SAE.

O teste rápido antígeno deverá ser agendado no mesmo sistema que está sendo utilizado para agendamento da aplicação das vacinas, através do site www.esteio.rs.gov.br/vacina (link direto em botão disponibilizado no lado direito da página). Quem não conseguir utilizar o sistema poderá ligar para o telefone 3433-8400 (Ramal 1), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para ser atendido, é necessário apresentar comprovante de residência em Esteio.

As agendas serão abertas de acordo com o número de testes enviados para Esteio pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Quem apresentar sintomas graves, tais como febre (temperatura igual ou maior que 37,8 ºC), falta de ar/dificuldade para respirar, cansaço excessivo e/ou tontura deverá procurar atendimento nas unidades básicas de saúde ou no Hospital. O Centro de Testagem não oferecerá atendimento médico.

A SMS solicita que o usuário obedeça o horário de atendimento agendado para evitar aglomerações no local.

Ampla testagem..
A Central de Testagem se junta à ampla mobilização que está sendo realizada desde o início da pandemia do novo coronavírus e que coloca Esteio entre os municípios do Rio Grande do Sul com o maior número de testes realizados. Até o final da tarde desta terça-feira (1º), já haviam sido feitos 64.550 exames em estruturas da SMS, no Hospital São Camilo e em empresas privadas que repassam dados para a Secretaria, como farmácias, por exemplo.

Quando se compara com a população da cidade (83.279 pessoas, segundo Secretaria Estadual da Saúde), o número representa que o equivalente a 77,6% dos moradores de Esteio já passaram por algum teste.

A título de comparação, o Estado havia aplicado, até a mesma data, um total de 6.913.875 teste em uma população de 11,4 milhões de pessoas (60,5% dos moradores do Estado).


…e vacinação

Os números de Esteio na testagem só não são melhores que os números da vacinação contra a covid-19. Até as 18h desta terça-feira (1º), de acordo com o site vacina.saude.rs.gov.br, profissionais da Saúde que atuam no Município já haviam aplicado a primeira dose do imunizante em 65.102pessoas que moram ou trabalham na cidade, o equivalente a 83,29% da população vacinável estimada pela SMS (78.163 pessoas acima de cinco anos). Destas 59.638 já receberam a segunda dose e outras 2.065 receberam a dose única, o que significa que o equivalente a 78,94% dos moradores de Esteio acima de cinco anos já estão com o ciclo de imunização completo. Quando se soma a dose inicial com a dose única, o equivalente a 85,93% dos vacináveis já receberam imunizante contra o novo coronavírus.

Atualmente, Esteio está vacinando com a primeira dose todos os moradores acima de oito anos. Além disso, estão sendo aplicadas as doses complementares, as doses de reforço (terceira dose ou segunda dose, no caso da vacina Janssen) e quarta dose para pessoas imunodeprimidas. Com a exceção da segunda dose, todas as demais precisam ser agendadas no site www.esteio.rs.gov.br/vacina.

Para crianças de oito a 11 anos, a imunização é realizada em seis UBSs. Para o restante da população, a vacina é feita na sede da SMS.

 

Central de Testagem da Covid-19
Onde: Junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – Avenida Padre Claret, 666

Atendimento: De segunda a sexta-feira, em horário a ser agendado pelo usuário

Quem pode testar: Moradores de Esteio que apresentarem ao menos dois sintomas leves ou médios da covid-19 (calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular)

Como agendar. Através do site www.esteio.rs.gov.br/vacina. Quem não conseguir utilizar o sistema poderá ligar para o telefone 3433-8400 (Ramal 1), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Documento necessário: Comprovante de residência em Esteio

Atenção: Quem apresentar sintomas graves, tais como febre (temperatura igual ou maior que 37,8 ºC), falta de ar/dificuldade para respirar, cansaço excessivo e/ou tontura deverá procurar atendimento nas unidades básicas de saúde ou no Hospital. O Centro de Testagem não oferecerá atendimento médico.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo