Pelo calendário da secretaria de Educação de São Leopoldo, no dia 17 de fevereiro os professores da rede voltam às escolas. Já o início do ano letivo para os estudantes está previsto para o dia 22 de fevereiro. Até lá, a pasta da Educação, junto com as demais secretarias municipais está tratando do início do ano letivo no ano 3 da pandemia da covid 19.
“A apresentação do comprovante vacinal está sendo construída em defesa da vida das crianças, dos estudantes. Mas importante deixar claro que nenhuma criança ficará fora da sala de aula se não estiver vacinada contra covid. Nós, como Poder Público não podemos privar a criança da sala de aula, caso seu responsável não tiver garantido a essa criança o direito da vacina. Vamos fazer um trabalho para que cada pai ou responsável leve a criança para a única proteção à covid garantida pelos especialistas em saúde, que é a vacina”, disse o secretário municipal de Educação, Ricardo Luz.
Assim como disse o prefeito Ary Vanazzi, ontem (25), na live – o Poder Público, leia-se Prefeitura, Secretaria de Saúde e de Educação – nos próximos dias, a ampliação de locais de vacinação para crianças de cinco (5) a 11 anos, em São Leopoldo, será divulgada para que nenhuma criança seja privada da vacina.
UBS Vicentina e Materno Infantil
A partir desta quinta-feira, dia 27, a Secretaria da Saúde inicia a vacinação infantil com o imunizante da Coronavac em São Leopoldo. Os locais disponíveis para aplicação deste imunizante será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicentina e o Materno Infantil. As doses beneficiarão crianças com comorbidades dos 6 aos 11 anos de idade e, sem comorbidades, dos 8 aos 11 anos. As crianças com imunossupressão devem tomar apenas as vacinas do laboratório Pfizer na Escola Gusmão. Durante esse período, as UBS Vicentina e Materno não oferecerão outras vacinas do calendário.
Vacina da Pfizer na Escola Gusmão Britto
As vacinas pediátricas da marca Pfizer seguem disponíveis na Escola Gusmão Britto para o público de 5 a 11 anos com comorbidades e dos 8 aos 11 anos sem doenças preexistentes. Após receber a injeção, os pequenos ficam em observação por 20 minutos em uma sala de espera. Até o momento, em uma semana de vacinação infantil, mais de 1,2 mil doses foram aplicadas e nenhuma reação foi registrada por decorrência da vacina. O atendimento em todos os pontos será das 9h ao meio-dia e das 14h às 16h30.
Documentos necessários para vacinação infantil:
– RG e CPF (Se não tiver RG, pode ser certidão de nascimento mas o CPF é obrigatório)
– Cartão do Sus
– Laudo médico (em caso de crianças com comorbidades ou doenças permanentes)
Toda criança deve estar acompanhada por um responsável, não necessariamente os pais. Deve apresentar o CPF e o comprovante de residência no nome.
Endereços:
- Materno Infantil
- Rua São Joaquim, n° 988 – Centro
- UBS Vicentina
- Rua Frederico Guilherme Schmidt, esquina Thomas Edson – Vicentina
- Escola Gusmão Britto
- avenida João Corrêa, 286, bairro Morro do Espelho