O momento é de alerta no Hospital Centenário. Se na UTI Covid só dois (2) dos 22 leitos estão ocupados, a situação é preocupante nos demais setores. Conforme o relatório de leitos do Hospital Centenário, a enfermaria covid está com 13, dos 14 leitos ocupados por pessoas positivadas.
Na UTI Geral e Neotanal, por exemplo, dos 10 leitos em cada local, todos lotados. A situação é ainda pior no intermediário da UTI Neonatal, neste setor a capacidade já ultrapassou o número de leitos. São seis crianças para apenas cinco leitos disponíveis.
Para a presidente do Centenário, Lilian Silva, a ocupação de leitos no Centenário é o reflexo do comportamento das pessoas nas últimas semanas. “O aumento do número de casos está claro que é reflexo das festas de fim de ano e da flexibilização das pessoas com os cuidados . Porém, os casos têm mostrado a eficácia da vacina, ou seja, sem sintomas graves. Seguimos atentos ao cenário que se apresenta e, caso haja necessidade disponibilizaremos mais leitos”, comenta.
Nos demais setores o aumento é reflexo das cirurgias e bebês que necessitam de suporte após nascimento.