Emergência, tristeza e destruição em Guaíba

18 de janeiro de 2022 - 08:51
Por MetSul Meteorologia

A cidade de Guaíba, na Grande Porto Alegre, amanheceu nesta terça-feira ainda impactada pela violência do temporal da tarde de ontem e contabiliza os estragos do que foi um dos piores temporais da história do munícipio com danos graves em diversos bairros. Não houve vítimas, entretanto os prejuízos materiais são significativos com destelhamentos de casas, empresas e prédios públicos, muitos postes caídos e colapso de estruturas.

A Prefeitura de Guaíba decretou situação de emergência imediatamente após o temporal e antes mesmo de um levantamento completo dos estragos ante a gravidade do episódio de tempo severo que se abateu sobre a cidade. A prefeita em exercício Claudinha Jardim instituiu um comitê de crise para atender rapidamente a população que sofreu os impactos do que as autoridades municipais descreveram como uma “calamidade”, organizar o trânsito e a retirada de árvores caídas e para restabelecer rapidamente o serviço público que também foi impactado pelo temporal. “Estamos trabalhando incansavelmente para atender toda a nossa comunidade que foi prejudicada pelo temporal. Articulamos rapidamente o comitê de crise e estabelecemos um plano de ação emergencial para reerguer a nossa cidade”, declarou a prefeita em exercício Claudinha Jardim.

O comitê de crise é composto por representantes do Gabinete do Prefeito, Defesa Civil de Guaíba, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Licitações e Contratos, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral de Município, Assessoria de Comunicação, Diretoria de Habitação, Diretoria de Governança Participativa e Ação Comunitária.

Os efeitos do temporal podem ser vistos em diversas partes da cidade com cenas de destruição. Muitas árvores caíram sobre o acostamento da BR-116, entre Eldorado do Sul e Guaíba, mas sem atingir a pista. Algumas árvores caíram sobre a fiação, derrubando os postes. Antes mesmo da entrada de Guaíba é possível avistar os sinais da destruição que atingiu a cidade com um galpão com o telhado totalmente revirado. No quilômetro 294 da BR-116, um caminhão tombou com a força do vento.

Na entrada do bairro Santa Rita, todos os postes de luz caíram, sendo que um deles desabou sobre a pista em diversos pedaços, quebrado, obstruindo parcialmente a via. Uma casa na Avenida Doutor Nei Brito teve um cômodo completamente destruído. “Foi questão de menos de 5 minutos”, lamentou a moradora, Natália Beatriz em depoimento ao jornal Correio do Povo. Ninguém se feriu. O bairro inteiro estava sem luz e o cenário era desolador.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo