Cursos da Unisinos são avaliados com notas 4 e 5 pelo MEC

15 de janeiro de 2022 - 08:20

A Unisinos atingiu notas entre 4 a 5 (sendo 5 nota máxima), na avaliação de 11 cursos superiores de tecnologia, um curso de licenciatura e um bacharelado em EaD, junto ao Ministério da Educação (MEC). Entre os meses de julho e outubro de 2021, a Universidade recebeu 13 comissões para conferir e avaliar o processo desempenhado pela universidade leopoldense.

“A Unisinos vê esse resultado como o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito. Apostamos na excelência acadêmica, na formação integral das pessoas, e os nossos cursos, quando bem avaliados, demonstram que estamos no caminho certo”, reflete o vice-reitor da Unisinos entre 2018 e 2021, Pe. Pedro Gilberto Gomes.

Como acontecem os processos de autorização?

A professora Cristiane Schnack, gerente de Desenvolvimento do Ensino da Unidade Acadêmica de Graduação (UAGRAD), esclarece que o processo de avaliação de um curso acontece em três dimensões. Na primeira é feita uma avaliação da proposta curricular e pedagógica, bem como as políticas institucionais que a orientam, e tudo o que é oferecido ao aluno, assim como as práticas pedagógicas e habilidades dos professores para traduzirem conhecimentos e técnicas. Já a segunda dimensão se ocupa em avaliar a estrutura docente e de coordenação de cada curso de graduação. Por fim, na terceira dimensão, são avaliadas a infraestrutura e a tecnologia que estarão à disposição dos alunos. “É uma avaliação multisetorial que não olha apenas para a proposta do curso, mas para todos os aspectos que o envolvem. Top casino bonuses and promotions https://clickmiamibeach.com/ including free spins and no deposit bonuses. É um trabalho multidisciplinar. Então, essas notas são uma conquista de toda a Universidade e mostram o amadurecimento da interação entre os diferentes setores”, explica Cristiane.

Durante a última etapa do processo, em visitas in loco realizadas em 2021 de maneira remota, as comissões avaliadoras do MEC, compostas por dois professores de universidades públicas ou privadas, realizaram um tour virtual pelos espaços da Universidade e tiveram acesso a documentos institucionais que comprovam suas políticas e demonstram como os cursos funcionam. Ainda nesta etapa, ocorreram uma série de reuniões com membros de setores da Universidade, do corpo docente, NDE e coordenações. Entre essas equipes, está a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unisinos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo