São Leopoldo: Município vacina contra influenza e Panvel tem teste único para covid e influenza

5 de janeiro de 2022 - 14:12
Por Sônia Bettinelli com colaboração de Luis G Zambrzycki

Falta de teste para covid e influenza na Farmácia Panvel da Independência e reforço de pessoal na Central de Triagem na antiga Sede da Unisinos foram os temas do Berlinda News Entrevista de hoje (5).

O programa deu continuidade à pauta de ontem, quando o farmacêutico da Panvel, Weverlyn Fernandes , falou com exclusividade  à Berlinda sobre a falta de testes para covid e também para influenza. O secretário adjunto da Saúde, Diego Pitirini, também o reflexo na rede pública após as festas de final de ano.

O que diz Diego Pitirini

“Hoje (5) temos contabilizadas 55 pessoas em São Leopoldo com vírus da covid ativo, cresceu muito em relação a dezembro quando sete (7) casos ativos. O aumento  de pessoas positivadas com  covid no fim de ano foi expressivo com a chegada da nova variante Ômicron.”

Influenza disponível

“Temos vacinas da gripe, influenza, disponíveis em todas as 17 salas de vacina da rede básica. Pretendemos fazer vacinação em drive-thru, porque muita gente está procurando.”

O que diz Weverlyn Fernandes

“Sintomas fortes se apresentam nas pessoas  não vacinadas ou que tomaram apenas uma dose. Os vacinados geralmente tem sintomas leves ou nenhum sintoma.”

Covid/influenza

“Até a primeira quinzena de dezembro, a média diária era de 10 testes/dia, com um ou dois positivos. Desde então, são no mínimo 30 testes/dia, desse total em torno de  40% positivando para covid  e  de 20% para influenza.”

Esse teste disponível na Panvel da Independência com a Osvaldo Aranha diagnostica covid e influenza.

Ouça a entrevista completa

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo