O forte calor dos últimos dias associado à estiagem recomenda uso racional da água. A orientação é do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), pedindo que não ocorra o desperdício visto que na régua da captação usada pela autarquia, hoje (4), o nível de de 1 metro, ou seja quase três metros abaixo do nível normal.
O desabastecimento de água é descartado pelo diretor do Semae, vice-prefeito Ary Moura que se reuniu com o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi para discutir medidas caso a chuva que está prevista não consiga elevar o nível do rio para uma margem segura.
A imagem aérea captada por Digue Cardoso, mostra banco de areia em alguns pontos do rio. A Defesa Civil de São Leopoldo também monitora o Sinos. Conforme o coordenador técnico da pasta, Fabiano Camargo, que esteve na manhã de hoje as margens do rio, nas réguas de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Serviço Geológico do Brasil, o Sinos marcava 41 centímetros. Ou seja, mais de dois metros abaixo do normal, que gira em torno de 2,5 metros.