Proprietários de veículos podem obter economia no bolso com o pagamento do IPVA 2022 antecipadamente em janeiro, antes do vencimento por placas (que acontece em abril). Quem realizar a quitação até 31 de janeiro tem desconto de 10% pela antecipação. Os proprietários também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Se tiverem direito, poderão acumular os descontos que chegarão ao máximo de 28%.
Se o proprietário optar pelo parcelamento em seis vezes, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro (10%), fevereiro (6%) e março (3%), mas deverá ser feita a opção pelo parcelamento e pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro.
Para fazer o parcelamento é obrigatório o pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados. Por exemplo, não há como optar pelo parcelamento em fevereiro. É imprescindível o pagamento da primeira parcela ainda durante o mês de janeiro.
Saiba mais
- Quem paga IPVA?
- Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2003, exceto os isentos em lei.
- Como pagar?
- Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
- Onde pagar?
- Presencialmente ou pelo internet banking dos bancos credenciados: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil (somente para clientes).
- Opção de Pix disponível, podendo efetuar o pagamento em mais de 760 instituições relacionadas.
Alíquotas do IPVA no RS
- 3% – automóveis e camionetas
- 2% – motocicletas
- 1% – caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetas para locação
Frota
- Frota total do Estado em 2021: 7.262.038
- Frota pagante de IPVA: 53,9%
- Frota isenta de IPVA: 46,1%