O presidente Jair Bolsonaro deixou o Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul (SC), por volta da meia-noite de domingo (02), a bordo de um helicóptero da Força Aérea Brasileira, e seguiu até Joinville (SC), onde embarcou para São Paulo. Após o desembarque na capital paulista, por volta da 1h30min desta segunda-feira (03), Bolsonaro e sua comitiva foram para o Hospital Nova Star, na Zona Sul.
A suspeita é de que o presidente esteja com uma nova obstrução intestinal. O médico Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada que o presidente recebeu em setembro de 2018 e acompanha a evolução do caso desde então, disse que a comitiva relatou que o chefe do Executivo sente dores abdominais e, por isso, foi levado ao hospital, onde realiza exames. Macedo, no entanto, não acredita que seja necessária outra cirurgia.
Desde que foi vítima da facada durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro já passou por quatro cirurgias em decorrência do episódio. Ele também foi submetido a outros dois procedimentos não relacionados ao ferimento: a retirada de um cálculo na bexiga e uma vasectomia. Em julho, Bolsonaro precisou ser hospitalizado devido a soluços persistentes.
O presidente passou o Réveillon em São Francisco do Sul, onde estava desde o dia 27 de dezembro.