Ginásio Celso Morbach deixa de ser ponto de vacinação contra Covid durante três dias

20 de dezembro de 2021 - 08:34

Durante três dias o ginásio municipal Celso Morbach deixa de ser ponto de vacinação conta a covid-19 em São Leopoldo. A partir desta terça-feira (21) o espaço será palco do “Natal no Vale- um encanto de Natal”, espetáculo cênico promovido pela Prefeitura de São Leopoldo e patrocínio pelo Sicredi. Para substitui o ginásio a Secretária de Saúde coloca a disposição da população quatro unidades básicas de saúde (UBS). As equipes serão distribuídas de maneira descentralizada nas UBS Rio Branco, Brás, Santa Marta e Cohab Feitoria. A ação se estende até quarta-feira. O Centro de Eventos (Ceven), na avenida São Borja, 1860, disponibilizará o formato drive-thru, todos os pontos com expediente das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

A Semsad oferecerá o serviço na Estação São Leopoldo do Trensurb, nos dias 20 e 21. Na segunda-feira em horário normal e na terça-feira será  em formato estendido, das 17h30 às 20h. O local é estratégico pela circulação de pessoas e por se situar na esquina das avenidas Mauá e João Corrêa, no Centro da cidade.

Caravana na Scharlau

Outra novidade é a estreia das caravanas da vacinação. A unidade móvel percorrerá os bairros para facilitar a vida de quem mora longe do Centro. O primeiro bairro será a Scharlau. Os vacinadores passarão nas casas para oferecer as doses que faltam aos moradores. “São localidades onde residem idosos e pessoas com as mais diversas dificuldades de acessar o Centro da cidade. Por isso vamos facilitar ao máximo para que todos completem o quadro vacinal e passem um final de ano protegidos”, explicou o secretário da Saúde Marcel Frison.

Primeira dose

A primeira dose é ofertada a pessoas a partir dos 12 anos de idade. Para receber o imunizante é necessário comparecer aos locais com documento com foto, CPF e Cartão SUS.

Reforço da Janssen e segunda dose

A dose de reforço da marca Janssen permanece com a linha de corte para quem se vacinou até 30 de julho. Para quem tomou AstraZeneca/Fiocruz, a Prefeitura atende a recomendação do Estado de utilizar a marca Pfizer para a dose complementar. A data de corte será 5 de outubro. Quem fez a primeira dose com a própria Pfizer segue o cronograma de corte do dia 17 de outubro. A Coronavac/Butantan será aplicada para quem completou 21 dias de intervalo da primeira. Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação, documento com foto.

Terceira dose

A dose complementar é destinada para pessoas a partir dos 18 anos de idade. O tempo de intervalo entre as doses foi diminuído para 5 meses para todos, com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de apenas 28 dias de intervalo para a segunda dose.
Para ter direito à aplicação, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos. Profissionais de saúde: contracheque, carteira ou contrato de trabalho. Todos devem apresentar cartão de vacina.

Profissionais de Saúde

Considera-se profissional da saúde apto a receber a dose de reforço indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão. Portanto, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde. Estudantes da área da saúde também estão contemplados. Para receber a dose é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de vacinação, contracheque, contrato ou carteira de trabalho.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo