Com 297 cães albergados e 40 gaiolas ocupadas, recolhido segue temporariamente suspenso no Canil Municipal

9 de dezembro de 2021 - 12:12

 

A suspensão temporária do recolhimento de animais pelo canil, por conta da superlotação polemizou nas redes sociais com interpretações equivocadas. “Está suspenso todo e qualquer recolhimento de animais de rua, inclusive adoentados porque estamos com 297 animais albergados, e as 40 gaiolas para tratamento ocupadas. Todo animal recolhido precisa passar por um período de “resguardo” para seu próprio bem para que não adoeça ou piore, e não pode permanecer com os sadios”, explicou o titular da Proteção Animal, Walter Leo Verbist, no Berlinda News Entrevista de hoje (9).

Verbist deixou claro que para voltar a recolher animais doentes precisa que parte dos 40 animais em tratamento se recuperem.

Atendimento garantido

“O recolhimento ao canil não significa deixar de atender os casos que as pessoas solicitem. Vamos até o local ou as pessoas podem  se dirigir à Sempa que iremos atender e medicar, mas não podemos recolher.”

53 animais recolhidos em novembro

“Em novembro recolhemos 44 animais acidentados, seja no trânsito, com problemas e nove (9) animais por maus tratos. Nesse mesmo mês foram 27 adoções. A conta não fecha para liberar espaço.”

405 recolhimentos em 11 meses

“De janeiro a novembro recolhemos 405 cães, sem tutor, doentes, atropelados, abandonados e maus tratos. Em 2021 foram 50 recolhidos por maus tratos.

Recolhimentos x adoção

“De janeiro até agora foram 455 animais recolhidos somando os maus tratos e no mesmo período foram 358 adoções, ou seja, 97 recolhimentos animais.

Porte grande

“A maioria dos animais recolhidos são porte grande, ou seja, não podemos colocar junto com os pequenos pelas brigas.”

 

 

 

Esta quinta feira(9) no Berlinda News Entrevista foi entrevistado o secretário da SEMPA, Walter Léo Verbist para falar sobre a situação do Canil Municipal de São Leopoldo que está interditado por causa da superlotação.

Sobre a situação do Canil Municipal, o Secretário disse “O canil não está fechado, a SEMPA segue trabalhando normalmente, porém está suspenso todo e qualquer recolhimento de cães, mesmo doentes, por não ter mais espaço. Esgotamos a nossa capacidade.”

Sobre o desempenho da SEMPA em 2021, comentou “De janeiro a novembro de 2021, foram feitas 906 castrações e 554 cirurgias gerais, como cirurgias para tumores e hérnias, totalizando 1460 cirurgias em 11 meses.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo