Inovação e sustentabilidade na crise hídrica e energética foi a pauta do Berlinda em Focco desta quarta-feira (8). Para explicar um pouco como funciona essa engrenagem de economizar energia e ao mesmo tempo transferir resíduos e sobras inúteis para uma força de trabalho mais positiva que beneficia tanto os humanos quanto o meio ambiente, o engenheiro eletricista Paulo Pereira explicou como podemos potencializar o crescimento e a economia com o uso de patentes verdes criadas em São Leopoldo e como devemos apoiar inovações e ideias nascidas dentro da nossa comunidade.
Formado na área e proprietário da 5EC Engenharia, localizada na Avenida Henrique Bier, 3418, no bairro Campina, Paulo diz que falta interesse e conhecimento da maioria dos governantes sobre o tema, consequentemente o poder público tem seus gastos dobrados quando o assunto é energia elétrica. “Se tivéssemos eficiência energética, não precisaríamos estar despachando usinas a diesel e de carvão, que além de serem problemas de meio ambiente, são caras para manter.”
Paulo diz ainda que falta apoio do governo para ideias inovadoras para sustentabilidade. “Chega um nível de desenvolvimento no país que, quando apresentado com uma nova ideia, o legislador diz que é melhor produzir no exterior para pagar menos impostos no Brasil, ou vende sua patente no exterior e vive de rendimentos.”
O engenheiro eletrecista afirmou que tecnologia Verde abre um universo de novas possibilidades para as indústrias, gerando novos postos de trabalho e ressignificando a relação das organizações com o meio ambiente.
Confira abaixo a entrevista completa.