Nesta terça-feira (6) a Estação São Leopoldo da Trensurb será ponto de vacinação contra Covid

6 de dezembro de 2021 - 18:41

Nesta terça-feira, dia 7, a Secretaria da Saúde (Semsad) montará um ponto de vacinação contra a covid-19 na Estação São Leopoldo da Trensurb, no cruzamento das avenidas Mauá e João Corrêa. O expediente será das 17h às 20 horas. De acordo com o titular da Semsad, Marcel Frison, a medida visa atender um público majoritariamente formado por trabalhadores e estudantes. “O horário favorece quem tem outras atividades durante o dia. Mais do que isso, o ponto é um referencial de grande movimento. Vamos conseguir contemplar inclusive quem inicia outro turno de serviço e utiliza transporte público”, destacou. Serão disponibilizadas as três doses dos imunizantes.

Em São Leopoldo mais de 48 mil moradores do município com mais de 12 anos não tomaram nenhum dose da vacina contra a Covid, o que corresponde a 22,32 do público.

A secretária mantém ainda os outros dois pontos de a vacinação que seguem em horário normal. O Ginásio Municipal Celso Morbach, na avenida Dom João Becker, atende o público a pé. O Centro de Eventos (Ceven), na avenida São Borja, 1860, disponibiliza o formato drive-thru, ambos com expediente das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

A primeira dose é ofertada a pessoas a partir dos 12 anos de idade. Para receber o imunizante é necessário comparecer aos locais com documento com foto, CPF e Cartão SUS.

Segunda dose

Por conta da falta de repasses do imunizante da marca AstraZeneca/Fiocruz, a Prefeitura atende a recomendação do Estado de utilizar a marca Pfizer para a dose complementar. A data de corte será 15 de setembro. Quem fez a primeira dose com a própria Pfizer segue o cronograma de corte do dia 14 de outubro. A Coronavac/Butantan será aplicada para quem completou 21 dias de intervalo da primeira. Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Terceira dose

A dose complementar é destinada para pessoas a partir dos 18 anos de idade. O tempo de intervalo entre as doses foi diminuído para 5 meses para todos, com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de apenas 28 dias de intervalo para a segunda dose.  Para ter direito à aplicação, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos. Profissionais de saúde: contracheque, carteira ou contrato de trabalho. Todos devem apresentar cartão de vacina e comprovante de residência.

 

Unidade Móvel de Vacinação 

  • Dia 07/12 – terça-feira
  • Manhã (8h30 às 11h30) – Talita Kuhn 
  • Rua Frederico Meyer, s/n°, em frente a creche Talita Kuhn
  • Tarde (13h30 às 16h30) – Vila Berger
  • R. Carlos Augusto Berger, s/n° (Escola Emilio Sander)

Profissionais de Saúde

Considera-se profissional da saúde apto a receber a dose de reforço indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão. Portanto, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde. Estudantes da área da saúde também estão contemplados. Para receber a dose é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de vacinação, contracheque, contrato ou carteira de trabalho.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo