A Praça da Juventude de Esteio (Avenida João Paulo I, esquina com Rua Nilo Bettanin) inaugura na próxima quarta-feira (8), a partir das 13 horas, a Biblioteca Comunitária Circular. A ideia do projeto é descentralizar o local de distribuição dos exemplares, fazendo com que os livros se movimentem, indo de uma casa para outra, levando conhecimento a mais moradores da cidade.
Após a abertura do espaço, serão realizadas contação de histórias com Lia Figas e mediação de leitura com a Carolina Neves, além de lançamento de livro Dionísia mudou as coisas de lugar, de Dionísia Oliveira Machado e organização de Ângela Hoffmann. Um grupo de leitura mediado por Luis Felipe Mendes finalizará o evento.
No dia também será instalada no local uma unidade do Projeto Geloteca, uma geladeira reciclada que serve como alternativa para quem deseja passar adiante livros já lidos e para quem busca uma nova obra para ler. Um equipamento semelhante foi colocado no acesso da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya em dezembro de 2020. A iniciativa foi criada pela Desenvolvedora Social e Produtora Cultural 7º Setor e conta com o apoio da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (ACHE).
A Biblioteca Circular busca incentivar a prática da leitura em todas as idades para aproximar a comunidade da literatura regional, nacional e estrangeira. Ela funcionará às terças e quintas-feiras, das 13 às 18 horas, e nas quartas-feiras, das 8 às 12 horas e terá edições para empréstimo ou leitura no local. O serviço ficará sob coordenação do Ponto de Leitura da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, que é desenvolvido dentro do projeto Biblioteca = Cultura = Pontos de Leitura.
Inauguração Biblioteca Comunitária Circular
Onde: Praça da Juventude (Avenida João Paulo I, esquina com Rua Nilo Bettanin)
Quando: Quarta-feira (8), a partir das 13 horas
Programação:
13h – Inauguração da biblioteca
14h – Contação de histórias com Lia Figas e mediação de leitura com a Carolina Neves
16h – Lançamento do livro Dionísia mudou as coisas de lugar, de Dionísia Oliveira Machado e organização de Ângela Hoffmann
17h – Grupo de leitura com a mediação de Luis Felipe Mendes e encerramento do evento