Com quase 300 cães no local, Sempa decide fechar o Canil Municipal de São Leopoldo por tempo indeterminado

6 de dezembro de 2021 - 19:14
Por Juliano Palinha

O canil municipal de São Leopoldo, que é administrado pela Secretaria Municipal de Proteção Animal (SEMPA), foi fechado por tempo indeterminado nesta segunda-feira (6) e não receberá nenhum animal a partir de agora. Conforme o titular da pasta, o secretário Valter Léo Verbist, o motivo é a superlotação no local que fica na Estrada do Socorro, no bairro Arroio da Manteiga, na zona norte da cidade. “Infelizmente somos obrigados a suspender o atendimento e parar de recolher os cães de ruas. São 291 cães no canil que tem capacidade para 170. Temos 40 gaiolas para tratamento e todas elas estão lotadas. É semelhante a ter leitos de UTIs e todos estarem ocupados. Estamos lidando com vidas”, afirma o scretário.

Léo Verbist diz que é a segunda vez esse ano que o canil ultrapassa sua capacidade de atendimento. O secretário comenta ainda que recorreu às protetoras de animais para auxiliar. São muitos cães jovens que não podemos levar para o canil. Recorremos as protetoras para ajudar”, lembra.

O titular da pasta afirma que só em novembro foram 229 atendimentos, 88 castrações. Também somente neste mês foram realizados 45 cirurgias gerais. (quadro abaixo). “Vamos seguir atendendo os chamados das ruas. Porém, só iremos recolher quando abrir vagas”.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo