O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que recebeu nesta sexta-feira (3) autorização oficial para realizar o processo seletivo com mais de 207 mil vagas para o Censo 2022. A informação foi publicada no Diário Oficial da União pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.
Serão selecionados 207.020 agentes temporários para as funções de:
- agente censitário municipal (5.500 vagas)
- agente censitário supervisor (18.420 vagas)
- recenseador (183.100 vagas)
Haverá vagas em todos os municípios do País. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa organizadora.
As inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não são válidas para o novo do Censo 2022.
Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa de inscrição para participar do novo processo seletivo.
Começou nesta sexta-feira (3) a devolução da taxa de inscrição aos candidatos do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo 2021, cancelado em outubro. O IBGE também recebeu, hoje, autorização oficial para realizar o novo PSS que vai selecionar em todo o Brasil mais de 206 mil candidatos para o Censo 2022.
O pedido de reembolso deve ser feito pelo candidato no Portal do IBGE, e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos no PSS do Censo 2020.