A Secretaria do Municipal do Meio Ambiente (Semmam), por meio do chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, João Chaves e do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, fez a apreensão de oito pássaros silvestres, no bairro Campina. Em uma ação que aconteceu durante uma fiscalização sobre denúncias de invasões nos diques na bacia de contenção, os profissionais encontraram, em uma residência, cinco alçapões armados, além dos animais – três Coleiros do Brejo e cinco Canários Terra, presos em gaiolas, o que configura crime ambiental. A apreensão ocorreu no dia 24 de novembro. O morador foi autuado e será multado pela Semmam.
Segundo o chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, João Chaves, os animais estavam a pouco tempo nas gaiolas, pois aparentavam estarem ainda afoitos e ariscos. Os pássaros foram soltos na Base Ecológica do Rio Velho e as gaiolas foram destruídas.
A Lei N°9.605, de 1998, estabelece que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, é considerado crime. As multas para quem mantém aves silvestres em cativeiro giram em torno de R$1,600.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal, ou (51) 2200 0640, da Semmam.