Na sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) iniciou a limpeza da vala de drenagem da região nordeste. O serviço foi realizado entre a rua Irma Santos e a avenida Mauá, no bairro Santos Dumont.
A partir da segunda-feira, 29, o trabalho vai se concentrar entre a avenida Mauá e as ruas Ana Cavitas e do Cedro. A vala faz parte de todo sistema de escoamento da região nordeste, tem uma extensão de 1.560 metros e o objetivo é aproveitar desassorear o córrego e minimizar alagamentos. Nas duas últimas chuvas fortes que atingiram a cidade ocorreu o acúmulo de sedimentos e lixo descartado de forma irregular.
O prefeito Ary Vanazzi lembra que uma das marcas da sua terceira gestão foi justamente ações para minimizar os alagamentos que castigavam a cidade. “Temos que lembrar que lá em 2014 a cidade vivia alagada. As duas últimas chuvas foram muito intensas e ocasionou alguns pontos de alagamentos nas vias. Estamos trabalhando para melhorar o sistema de drenagem. São ações planejadas e focadas na prevenção”, afirmou.
O titular da Semov, Geraldo Passos, destacou que a secretaria mantém um cronograma de limpeza e desobstrução de redes de drenagem constante. “O grande volume de chuva em pouco tempo e o longo período de tempo seco acarretou no acumulo de matéria orgânica, de terra e lixo que dificultaram o escoamento da água pelo sistema de drenagem. Nesses dois dias verificamos que em alguns locais a rede de drenagem está funcionando plenamente”, apontou.