Prefeitura de São Leopoldo mantém trabalho para minimizar estragos causados pelo temporal de quinta-feira

27 de novembro de 2021 - 09:10

A sexta-feira foi de muito trabalho para Defesa Civil de São Leopoldo, Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani. Ao todo, foram verificadas 74 situações de destelhamentos de residências que receberam lonas. Também houve o registro de 58 ocorrências envolvendo queda de árvores. Também houve pontos de alagamento devido ao grande volume de chuva em um curto período apenas no momento do temporal.

O coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, afirmou que durante a vistoria realizada no dia de ontem, foram direcionadas as demandas de supressão de árvores caídas de acordo com o porte de cada vegetal. “Árvores de grande porte nós repassamos para os bombeiros que possuem material mais adequado para o serviço. Já no caso de galhos e árvores de pequeno porte são repassadas para a Superintendência de Revitalização Urbana da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semrub)”, apontou.

As equipes da Superintendência de Revitalização Urbana estão trabalhando para atender as situações emergenciais, priorizando os casos mais graves como obstruções de ruas e avenidas.

A Secretaria Municipal de Obras de Obras e Viação (Semov) trabalhou no desassoreamento da vala de drenagem da região Nordeste, no bairro Santos Dumont. O grande volume de chuva provocou o acúmulo de sedimentos e para evitar o represamento de água a Semov vai fazer a limpeza a vala.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) contabilizou 21 escolas afetadas pelo temporal. Os casos mais graves foram nas Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmão Weibert (Centro), ondem o muro “tapume” do colégio caiu e na escola e na Emef Castro Alves (Vicentina), onde ocorreu o destelhamento em diversos locais do prédio. Na demais os estragos variaram entre galhos caídos, telhas desprendidas infiltrações e calhas soltas. Já na sexta-feira, a Semd já havia concluído 80% dos reparos necessários para o seguimento normal

Conforme a Defesa Civil foram registrados 42mm de chuva no município, de acordo com registros dos equipamentos da ANA/CPRM, sendo que 29mm ocorreram em um período de apenas 15 minutos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo