Prefeitura de São Leopoldo mantém trabalho para minimizar estragos causados pelo temporal de quinta-feira

Publicado em:

A sexta-feira foi de muito trabalho para Defesa Civil de São Leopoldo, Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani. Ao todo, foram verificadas 74 situações de destelhamentos de residências que receberam lonas. Também houve o registro de 58 ocorrências envolvendo queda de árvores. Também houve pontos de alagamento devido ao grande volume de chuva em um curto período apenas no momento do temporal.

O coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, afirmou que durante a vistoria realizada no dia de ontem, foram direcionadas as demandas de supressão de árvores caídas de acordo com o porte de cada vegetal. “Árvores de grande porte nós repassamos para os bombeiros que possuem material mais adequado para o serviço. Já no caso de galhos e árvores de pequeno porte são repassadas para a Superintendência de Revitalização Urbana da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semrub)”, apontou.

As equipes da Superintendência de Revitalização Urbana estão trabalhando para atender as situações emergenciais, priorizando os casos mais graves como obstruções de ruas e avenidas.

A Secretaria Municipal de Obras de Obras e Viação (Semov) trabalhou no desassoreamento da vala de drenagem da região Nordeste, no bairro Santos Dumont. O grande volume de chuva provocou o acúmulo de sedimentos e para evitar o represamento de água a Semov vai fazer a limpeza a vala.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) contabilizou 21 escolas afetadas pelo temporal. Os casos mais graves foram nas Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmão Weibert (Centro), ondem o muro “tapume” do colégio caiu e na escola e na Emef Castro Alves (Vicentina), onde ocorreu o destelhamento em diversos locais do prédio. Na demais os estragos variaram entre galhos caídos, telhas desprendidas infiltrações e calhas soltas. Já na sexta-feira, a Semd já havia concluído 80% dos reparos necessários para o seguimento normal

Conforme a Defesa Civil foram registrados 42mm de chuva no município, de acordo com registros dos equipamentos da ANA/CPRM, sendo que 29mm ocorreram em um período de apenas 15 minutos.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Brigada Militar apreende 18,52 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2025

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul registrou...

Unisinos oferece 400 bolsas integrais pelo Prouni para ingresso em 2025/2

A Unisinos disponibiliza 400 bolsas integrais por meio do...

Gastos com supersalários no Judiciário disparam quase 50% em um ano

Os gastos do Poder Judiciário com remunerações acima do...

BERLINDA NEWS ENTREVISTA: Novos colunistas abordam a situação política de São Leopoldo.

No programa Berlinda News Entrevista desta terça-feira (1º) contou...