São Leopoldo terá programação de Natal e Dois Irmãos já realiza a 26ª edição do Natal dos Anjos

26 de novembro de 2021 - 14:50
Por Ana Paula Figueiredo

O Cultura Capilé na Berlinda desta sexta-feira, 26, recebeu o secretário de Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos, e conversou por telefone com o secretário de Cultura de Dois Irmãos, Edson Maicá Severo.

Conforme Vasconcellos, São Leopoldo deve ter uma programação natalina. “O esforço que estamos fazendo, a Secretaria de Cultura e Sedettec, é para garantir uma programação de Natal, que vai do dia 14 a 22 dezembro e uma decoração da cidade, das praças centrais, ou pelo menos de alguma praça central e da Rua Independência. Estamos com dificuldade grande de viabilizar tudo em tempo, porque estamos há muito trabalhando nisso, correndo. Mas, não é fácil captar o recurso. Então estamos buscando patrocínio e parcerias para fazer algo bonito e com qualidade”, adianta.

A programação, que ainda está sendo montada, terá atividades descentralizadas nos bairros. Na Praça Vinte de Setembro (Praça da Biblioteca) terá uma programação cultural pelo aniversário de 50 anos do Semae, que também vai compor a grade de atividades.

Já no dia 04 de dezembro, a partir das 20 horas o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado fará uma cantata junto com o coral da Igreja Batista. O evento será um concerto de músicas natalinas ao ar livre, no pátio do próprio batalhão e entrada gratuita. Vai ter food trucks, um cenário está sendo montado para garantir a magia do Natal. “Essa vai ser a primeira atividade da programação natalina da cidade, mas teremos muitas coisas. Além do que estamos montando no Centro, a Prefeitura, Semae e Sesc, haverá muitas atividades natalinas nos bairros. Mas, ainda não consolidamos todo o mapa da programação”, afirma Vasconcellos.

Feira do Livro

De 09 a 12 dezembro será realizada a Feira do Livro na Praça da Biblioteca, que tem como tema Histórias que contam o futuro. A feira abrirá das 10 às 21 horas, e terá a participação de dez livreiros.

Neste ano a patrona é Isabel Arendt, presidente do Instituto Histórico de São Leopoldo. “Ela coordena um grupo de trabalho importante que reúne intelectuais e pesquisadores da história de São Leopoldo, da imigração alemã e da região”, conta. “Escolhemos ela como patrona porque queremos falar da preparação da cidade, do resgate histórico. Mas, a Feira também precisa falar das coisas atuais, contemporâneas e do que está acontecendo na área literária do momento. E o homenageado é o grande escritor José Faleiro, revelação na Feira do Livro de Porto Alegre, concorreu ao Prêmio Jabuti e é um escritor da periferia da Porto Alegre e que fala sobre a vida cotidiana do trabalhador da periferia e escreve maravilhosamente bem, e o livro dele Os supridores é o mais vendido no Rio grande do Sul e um dos mais vendidos no país.”

A programação completa logo será divulgada pela Secretaria de Cultura. Mas, o secretário revela que no primeiro dia da Feira haverá uma sessão especial do filme Marighella no Teatro Municipal de São Leopoldo, seguido de bate-papo com Maria Marighella, neta do Marighella e atriz no filme.

Dois Irmãos e o Natal dos Anjos

A 26ª edição do Natal dos Anjos já teve início e segue diariamente com o acendimento da Árvore-Símbolo do Natal Gaúcho e ontem teve a Ação de Graças da Associação dos Funcionários do Grupo Herval, no Largo Felippe Seger Sobrinho.

“Estamos com a retomada dos eventos, respeitando os protocolos. As pessoas querem sair e estão procurando esses eventos próximos, e o Natal dos Anjos é próximo da região metropolitana, da Serra”, ressalta o secretário de Cultura Edson Maicá Severo.

Com programação em diferentes locais, o secretário diz que o objetivo é descentralizar as atrações para aproximar as pessoas: “O Parcão por si só já é um atrativo, então tivemos a ideia de levar o Natal para lá também. Dois Irmãos está de braços para receber a comunidade e região. Nosso Natal é voltado para as famílias, acessível e inclusivo para todos.”

26/11 – Sexta-feira:
Local:
Largo Felippe Seger Sobrinho
19h45 – Espetáculo de Acendimento da Árvore dos Anjos
20h15 – Coral Santa Cecília e Coral Santa Cecília Masculino
21h15 – Espetáculo Teatral:  Era uma Vez em Belém

Local: Praça do Imigrante
19h45 – Anjinhas do Natal
20h – Gaiteiro: Dudu Gaiteiro
20h30 – Gaiteiro: Richard DhjoeRohte
21h – Gaiteiro: Luciano Camargo

27/11 – Sábado:
Local: Largo Felippe Seger Sobrinho
19h45 – Espetáculo de Acendimento da Árvore dos Anjos
20h15 –Atração Musical: Gustavo Fallavena
21h15 – Musical Cênico: Ângelus – Encontros

Local: Praça do Imigrante
19h45 – Anjinhas do Natal
20h – Atração Musical: Lucas Konrath

Local: Parque Romeo Benício Wolf
19h30 – Cortejo Natalino: Orquestra de Brinquedos
20h30 – Atração Musical: Banda OnlyOne

28/11 – Domingo
Local:
Largo Felippe Seger Sobrinho
19h45 – Espetáculo de acendimento da Árvore
20h15 – Grupo folclórico Baumschneiss
21h15 – Musical: Coro dos Anjos

Local: Praça do Imigrante
19h45 – Anjinhas do Natal
20h – Atração Musical: Jessica Hansen
21h – Atração Musical: Adriano Vidal

Local: Parque Romeo Benício Wolf
20h30 – Atração Musical: Acústico Som Brasil

Confira as entrevistas completas no vídeo abaixo:

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo