DRACO deflagra operação em Esteio e Canoas contra furtos a caixa eletrônico usando maçarico 

26 de novembro de 2021 - 09:03

A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (26) uma operação contra uma quadrilha especializada em usar maçaricos para arrombar caixas eletrônicos em Esteio e Canoas. A operação Fire é coordenada pelo delegado Thiago Lacerda da Delegacia de Polícia Repressão ao Crime Organizado de Canoas (DRACO).

Os policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e uma prisão temporária nas duas cidades. As investigações que duraram cinco meses monitoraram uma quadrilha que planejavam ações de furtos a caixas eletronicos. Na data de 14 de Julho de 2021 policiais da DRACO conseguiram prender 2 (dois) autores em flagrante que participaram do furto arrombamento com emprego de maçarico em um posto de gasolina na cidade de Esteio, bairro São Sebastião.

Na ocasião foram apreendidos as ferramentas utilizadas na ação criminosa que estavam em posse dos autuados em flagrantes. As investigações prosseguiram no sentido de aprofundar e identificar os demais participantes onde os policiais civis da DRACO conseguiram verificar outros investigados que na data de hoje estão sofrendo as cautelares.

São investigados no inquérito policial 12 pessoas que teriam envolvimento com o grupo criminoso. Estima-se que o plano dos criminosos era fazer dois ataques por semana, nesse final de ano. Além disso havia plano de infiltrar criminosos em órgãos públicos para obter informações, mas segundo a investigação o plano não foi concretizado. “A repressão qualificada a este tipo de quadrilha especializada tem reflexo direto nos índices de criminalidade envolvendo instituições financeiras e o desmantelamento destes grupos contribuem significativamente para redução de furtos e roubos a bancos e caixas eletrônicos no Estado”, comenta o delegado.

O Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Delegado Mario Souza, esclarece que “A DRACO tem focado em desmantelar organizações criminosas vinculadas a crimes patrimoniais dando especial atenção a este tipo de criminalidade envolvendo bancos e caixas eletrônicos.”. E que chama atenção “segundo as investigações o plano de infiltrar criminosos em órgãos públicos.”

A ação conta com a participação de 30 policiais civis da 2ªDelegacia Regional Metropolitana de Canos e teve o apoio do aéreo da Polícia Civil.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo