Foi concluído, na manhã de ontem (23), a instalação dos medidores do consumo de energia elétrica nos quiosques da Praça do Expedicionário. A partir de agora, os comerciantes serão responsáveis pelo pagamento das contas de luz, que foram individualizadas – os custos eram pagos pela Administração Municipal, que gastava, por ano, uma média de R$ 12 mil.
A ação faz parte do projeto de revitalização do centro de compras popular, que foi entregue aos comerciantes em maio deste ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) com apoio da SMOSU e dos permissionários.
Localizados na Praça do Soldado, como é popularmente chamada, os quiosques passaram por limpeza e pintura. Além disso, foi aberto um ponto para venda de alimentos, a partir de um chamamento público realizado em abril. As copas das árvores foram cortadas pelo Corpo de Bombeiros e grafiteiros de Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas pintaram um mural de arte urbana no muro do estacionamento vizinho. Os sete comerciantes instalados no espaço se comprometeram com a limpeza dos passeios públicos e com a manutenção dos três banheiros da praça, um deles adaptado para uso de cadeirantes, que foram reformados pela SMDEMA.