Secretário Ricardo confirma lousas para 36 escolas e chromebooks para os professores de São Leopoldo

22 de novembro de 2021 - 15:53
Por Ana Paula Figueiredo

As 36 escolas municipais de ensino fundamental de São Leopoldo serão equipadas com duas lousas  a educação digital. Os equipamentos serão comprados ainda em 2021 e serão pagos com parte dos R$ 7 milhões aprovados pela  Câmara de Vereadores. O recurso cumprirá os 25% do orçamento municipal para a Educação como determina a lei. Além das lousas, os professores receberão um chromebook

O anúncio foi feito hoje pelo secretário de Educação, Ricardo Luz, no Berlinda News Entrevista de hoje (22). “Nós não temos muito como inventar coisas novas e fazer atabalhoadas porque não dá certo. Vamos pegar as questões que já estavam em andamento para dar continuidade. Nós queremos transformar as nossas salas de aula do Ensino Fundamental em salas digitais, que é a escola do século XXI. Não dá para ficar só no quadro, temos de avançar”, afirma. O ano letivo leopoldense encerra no dia 22 de dezembro.

 

Educação digital

O município vai adquirir lousas para as escolas municipais, é como uma televisão voltada para a educação. A previsão é que, de 2021 a 2024, todas as salas de aula do Ensino Fundamental sejam digitais.

Inclusão de professores

“Vamos começar aos pouquinhos porque o fracasso das tentativas digitais é quando se exclui os professores. Vamos fazer capacitação para que os professores entendam, tenham o conhecimento para utilização das metodologias digitais. Faremos com tranquilidade e calma para incluir todos”, destaca.

Chromebooks

Conforme o secretário Luz, durante a pandemia foi preciso adaptação de todos com, professores e alunos, com a ferramenta Google Sala de Aula, e os resultados foram positivos: “Queremos fornecer ainda esse ano os Chromebooks para as crianças para que já se ambientem e possam fazer bom uso em 2022.”

Kit alimentação

Ricardo Luz  disse ainda que parte do recurso de R$ 7 milhões será usado para compra e distribuição do kit alimentação para os estudantes das escolas prioritária.

Vagas

A Educação Infantil de 4 e 5 anos já zerou a espera de vagas nas instituições. Ainda não há vagas para todas as crianças na faixa etária dos 0 aos 3 anos. Mas, de acordo com o secretário, até o final de 2022 não deverá faltar mais vagas.

Evasão escolar

Segundo o secretário, o número de alunos matriculados no Ensino Fundamental é cerca de 27 mil. Desse total, aproximadamente 750 estudantes não estão participando das aulas. “Até o ano que vem queremos atingir níveis pré-pandemia de evasão, que é de 5% a 6%. Hoje é em torno de 6% a 7%. Mas, o ano letivo está indo muito bem dentro do possível”, avalia.

Retomada da educação

O secretário Luz destaca que os próximos dois anos serão de retomada da aprendizagem, e que é possível para as crianças e adolescentes voltar à normalidade da aquisição de conteúdos e conhecimentos.

“Que os pais e mães fiquem muito tranquilos, o compromisso é manter a qualidade do ensino e ampliar a rede. Há segurança nas escolas. Fomos o último município a retomar com as aulas presenciais e fizemos isso para garantir a segurança dos professores, crianças e comunidade, para que quando ocorresse o retorno, tivéssemos capacidade pedagógica para oferecer o melhor”, pontua.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo