SÃO LEOPOLDO: Sábado de conscientização sobre o câncer de próstata

21 de novembro de 2021 - 09:07

Para chamar a atenção da população masculina sobre o câncer de próstata, a Secretaria da Saúde (Semsad) colocou neste sábado a unidade móvel ao lado da escola Visconde de São Leopoldo, na esquina das ruas Independência e Conceição.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. O secretário da Saúde Marcel Frison afirmou que o objetivo da secretaria é facilitar o acesso da população aos serviços. “Sábado é um dia de circulação na região central. Muita gente que frequenta o comércio, inclusive os próprios trabalhadores. O ônibus da saúde cumpre esse papel. Hoje, em especial, para chamar a atenção sobre o câncer de próstata”, reforçou.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santo André e Brás também aproveitaram o sábado para realizar trabalhos de conscientização sobre o tema. No próximo sábado mais eventos estão programados para conscientização.

 

Sábado dia 27 de novembro 

  • ESF Santa Marta – Das 8h às 17h – roda de conversa e orientação, testes rápidos, consulta médica e verificação de pressão.
  • ESF Rio dos Sinos – Das 8h às 12h e das 13h às 17h – consultas médicas, solicitação de exames, testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis, verificação de pressão, vacinação direcionada ao público masculino e sala de espera com orientações.
  •  ESF Parque Mauá – Das 8h às 12h e das 13h às 16h30 – consultas médicas com solicitação de PSA, vacinas, procedimentos de enfermagem, testes rápidos e confecção do cartão SUS.
  • UBS Padre Orestes – Das 8h às 12h – Acolhimento, realização de testes rápidos, consulta médica e atualização de cadastro.
  • UBS Cohab Feitoria – 8h às 17h – testes rápidos, solicitação de exames, solicitação e renovação de cadastros, confecção do cartão SUS, sala de vacina, avaliação odontológica, acolhimento de saúde mental, sala de espera.
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo