Responsável pela manutenção, limpeza e proteção há pelo menos cinco (5) anos, a comunidade Santa Bárbara, no Arroio da Manteiga, agora é oficialmente a “guardiã ambiental” do espaço que tem área de preservação permanente onde está uma das nascentes do Arroio Cerquinha, o Centro Comunitário em construção, gramado, praça, o campo e eucaliptos.
O projeto que trata do Termo de Concessão de Uso, por 20 anos para a Mitra da Diocese de Novo Hamburgo, foi aprovado por unanimidade na sessão de hoje. A comunidade estava presente e foi representada na tribuna pelo Padre Edinho que fez um convite. “Dia 5 de dezembro faremos uma celebração campal em honra à Santa Bárbara, com seis (6) batizados junto à gruta de Santa Bárbara às 8h30. Todos convidados”, destacou o padre agradecendo à aprovação.
Pastoral da Ecologia Integral
A Mitra tem dois (2) anos de prazo para a construção da capela no local, conforme consta no termo de concessão de uso. Padre Edinho destacou o compromisso da igreja católica com a natureza.
“A CNBB tem a Pastoral da Ecologia Integral de acordo com os clamores do Papa Francisco sobre o meio ambiente. É um gesto concreto do cuidado da vida. Estamos assumindo a pedido da Cooperativa Santa Bárbara”, explicou Padre Edinho.
Atividade desenvolvida pela secretaria do Meio Ambiente