Mitos e verdades sobre cirurgia plástica

16 de novembro de 2021 - 19:19
Por Ana Paula Figueiredo

O Berlinda News Entrevista desta terça-feira (16) recebeu os cirurgiões plásticos da Clínica Valiere Medicina Personalizada, Paulo Caruso, Miguel Rivera e José Henrique Floriani para uma conversa sobre as dúvidas e questionamentos acerca da cirurgia plástica.

Conforme Caruso destaca que sempre é fundamental fazer uma avaliação clínica pré-operatória para verificar as questões de saúde, e se tudo estiver bem, então procurar o cirurgião e alinhar as expectativas com a possibilidade da realização do procedimento.

Quando fazer?

O período ideal é quando a pessoa está saudável e preparada para fazer. Dependendo da cirurgia, os médicos recomendam de sete a dez dias para a retomada da vida normal, quando não há outra cirurgia associada. Atividades físicas só depois de 30 dias.

Pré-cuidados

Recomenda-se avaliação médica e no caso de pessoas fumantes, os médicos aconselham a interrupção do tabagismo pelo menos quatro semanas antes da cirurgia, pois o cigarro dificulta a cicatrização, aumenta o risco de trombose, entre outros riscos.

Deve-se cuidar também a pressão arterial. No dia cirurgia, dependendo do nível de pressão, o procedimento precisa ser adiado.

Importante também sempre avisar ao médico se fez a vacina da Covid-19. É necessário aguardar de três a quatro semanas antes de fazer a cirurgia.

Abdominoplastia x lipoaspiração

São duas cirurgias diferentes que podem ser realizadas independentes. Mas, na maioria das vezes uma é associada à outra. Abdominoplastia é a retirada de excesso de pele. A lipoaspiração é a retirada da gordura localizada, mas não a pele.

Lipoaspiração para emagrecimento

A lipoaspiração não deve ser feita com o objetivo de emagrecer. O ideal é o paciente estar com o peso adequado para a cirurgia, o resultado será melhor e com menos riscos. É importante destacar que, mesmo depois do procedimento, é preciso manter cuidados com atividades físicas e alimentação adequada para garantir que os resultados permaneçam.

Quem busca mais a cirurgia plástica?

Embora a maior demanda seja pelo público feminino, hoje muitos homens também procuram a cirurgia plástica, e procedimentos estéticos como botox e preenchimento. Os homens estão se cuidando mais.

Cirurgia estética

Além da cirurgia plástica, há muita procura por cirurgias reconstrutivas, como melhorar o visual de uma cicatriz. Mas, sempre alinhada a expectativa da paciente com a saúde da melhor forma.

Cirurgia no nariz

Cada paciente é único, há sempre planejamento do procedimento. São realizadas de duas a três sessões pré-operatórias para entender o que o paciente espera do resultado. “É importante chegar na expectativa da paciente, mas com limite da realidade, respeitando os padrões de estética”, afirma Rivera.

Pode fazer duas cirurgias no mesmo dia?

“Indicamos no máximo duas cirurgias diárias próximas e que tenham tempo abaixo de cinco horas”, informa Floriani. “Quanto maior o tempo cirúrgico, maior é o risco de complicação”, esclarece Caruso.

Repetição de cirurgia

A paciente até pode fazer duas vezes o mesmo procedimento como abdominoplastia, mas é preciso avaliação do caso.

Cirurgia a partir de que idade?

Depende do tipo de cirurgia. Algumas crianças que nascem com fissura labial normalmente fazem uma sequência de cirurgias desde bebê até adultos. É preciso orientação, avaliações e acompanhamento médico.

No caso de orelhinha aberta, pode ser feita enquanto ainda é criança. No nariz é possível fazer em adolescentes acima dos 16 anos com a autorização dos pais.

Já no caso de sobrepeso de mama, espera-se a maturação do tecido mamário para fazer a retirada. Se a menina sente incômodo com o peso, com a autorização dos pais a cirurgia pode ser realizada. Para colocação de prótese mamária é aconselhável fazer após os 18 anos.

Prótese de mama

A prótese de mama não interfere em nenhum tipo de exame, nem na mamografia. Também não dificulta a amamentação, que pode não ocorrer por outros fatores, mas não pela prótese em si.

Mudança de prótese

Há diferentes tipos de prótese, as mais frequentes são de mama e glúteo, mas há, por exemplo, também de panturrilha. Ao contrário do que muito já foi falado, hoje não há prazo de validade de uma prótese de mama. A qualidade e satisfação hoje são mais garantidas.

Mas, há algumas condições que podem influenciar na troca do silicone, como contratura, ou se a paciente deseja diminuir ou aumentar o tamanho. Essas são as principais causas de mudança da prótese, mas não têm nenhuma relação com o tempo a que a paciente foi submetida à cirurgia.

Confira a entrevista completa com os cirurgiões plásticos no vídeo abaixo:

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo