No início do mês ocorreu a aula inaugural do Programa 3.000 Talentos TI, uma iniciativa que busca capacitar jovens entre 15 e 39 anos na área de Tecnologia da Informação (TI). A ação integra o Programa Inova São Leo, desenvolvido pela prefeitura de São Leopoldo e que conta com ações na área de inovação.
Nesta primeira fase do projeto foram mais de 2.500 inscritos e selecionados 540 jovens. Eles foram distribuídos em 27 turmas. As quatro primeiras turmas iniciaram as aulas no dia (3). Três turmas com aula na Unisinos e uma na sede do Senac São Leopoldo.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
A demanda por talentos na área de Tecnologia da Informação (TI) tem sido uma constante preocupação da Governança do Tecnosinos, que é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a ACIST-SL e o Polo de Informática de São Leopoldo. A falta de talentos interfere diretamente na capacidade e crescimento das empresas do Parque, bem como atua contra a atração na implantação de novas empresas.
Neste sentido, o Programa 3.000 Talentos TI foi elaborado em sinergia entre poder público, Unisinos e Senac-RS. No total, serão 12 cursos gratuitos, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Dentre os cursos previstos estão: Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, User Xperience e Research – Arquitetura da Informação, Segurança da Informação e Internet das Coisas – IOT, Técnicas de Machine Learning, Tecnologias para Big Data e Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.