Eleição da OAB Subseção São Leopoldo será no dia 22 de novembro

8 de novembro de 2021 - 17:26
Por Ana Paula Figueiredo

A eleição para a diretoria da OAB Subseção São Leopoldo para o triênio 2022/2024 foi a pauta do Berlinda News Entrevista desta segunda-feira, 08. Com chapa única, o advogado Renê Engroff, ao lado do colega Arthur Orlando Dias, devem ser os próximos presidente e vice da OAB São Leopoldo pela Chapa 10 – OAB Unida. Já  Léa Presser Potrick, concorre a Conselheira Estadual na Chapa OAB Mais, e a Dra, Rosângela Herzer, de São Leopoldo é candidata ao Conselho Federal na Chapa 1.

Conforme  Léa, a inscrição de uma chapa única para presidente e vice reflete o trabalho que vem sendo realizado. “Com a pandemia mudamos todo o foco, a forma de nos relacionar. Mas, por um lado foi bom, estivemos mais próximos dos colegas, e este trabalho está sendo reconhecido agora com a chapa única. O Dr. Renê vem de uma trajetória de muitos anos, atua no segundo mandato como tesoureiro. Esse foi um dos motivos pelos quais indicamos o Dr. Renê e o Dr. Arthur”, afirma.

Para Renê, mesmo com ausência de outra chapa é importante dar continuidade ao trabalho e fazer a campanha. “Não é porque não tem chapa de oposição que não tem oposição. Faremos a campanha do mesmo jeito”, destaca Renê.

“As oposições nos fazem aprender. Na última eleição nosso tema era OAB Unida, e seguimos assim. Neste momento temos que trabalhar em prol da amplificação da nossa união. Vivi a primeira experiência como vice-presidente e tenho acompanhado a trajetória dos colegas. O colega Renê merece e está preparado para assumir”, avalia Arthur.

A eleição ocorre no dia 22 de novembro. Neste ano a votação será realizada virtualmente, com login e senha de acesso. Conforme Léa, o número de advogados aptos para votar em 2021 teve uma redução significativa:  “No último pleito tínhamos 1200 advogados aptos. Mas, nesse ano sabíamos que seria diferente, perdemos alguns para a Covid-19, alguns não estão em dia com a OAB e temos hoje 1039 aptos para votar. Essa realidade nos mostra o que já esperávamos, a inadimplência na advocacia é muito grande.”

Reflexo da pandemia

Ainda em decorrência das muitas mudanças provocadas pela pandemia, a OAB também foi impactada na área da economia de forma negativa. “Já vínhamos de uma crise com greve de servidores em 2019, veio o recesso, as férias e a pandemia”, comenta Léa. Outra complicação do atual cenário do judiciário é que muitos profissionais querem trabalhar de casa. Mas, Léa afirma que a OAB é contra: “A OAB não concorda com isso. Lugar de magistrado é no foro, com exceção daqueles que são do grupo de risco da Covid. Pode-se dizer que o judiciário está numa falência geral, já vinha antes da pandemia, e os servidores pretendem entrar em greve a partir de amanhã.”

Conforme Renê, é preciso que as subseções atuem de forma conjunta para maior efetividade das ações. “Temos que construir parcerias, a OAB do Estado tem uma força, a de São Leopoldo/Portão  tem outra, mas se andarmos juntos, a força aumenta, e se precisar, vamos pedir ajuda do conselho”, conclui.

Prestes a terminar seu mandato, a presidente Léa afirma que foram muitas conquistas. “Preciso registrar a construção da nossa sede que atravessou várias gestões. O nosso legado é ter batalhado todos esses anos, o mérito é de todos os ex-presidentes”, destaca. “A advocacia de São Leopoldo e Portão merece um espaço para fazer cursos, palestras, atender a comunidade”, completa Renê.

A sede será construída na rua Padre Pedro Ernesto Haeser Sj, nº 26, bairro Cristo Rei, a poucos metros do Fórum de São Leopoldo e da Universidade Unisinos. A estrutura de 549 metros quadrados e contará com salas de atendimento, auditório, salas de reuniões, secretaria, Conselho e Presidência.

Atuação da OAB

A OAB Subseção São Leopoldo atende os municípios de São Leopoldo e Portão, e trabalha com a missão de apoiar os advogados no seu dia a dia de trabalho. A OAB atua na defesa da cidadania, mas não presta atenção judiciária gratuita. Mas, se algum morador dessas cidades tem alguma divergência com seu advogado, pode procurar a OAB para esclarecimentos de dúvidas.

Confira abaixo a entrevista completa 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo