Após aprovação da Lei Lei nº 3.306/2021, que prevê a distribuição gratuita dos itens de higiene para estudantes de baixa renda de Novo Hamburgo, através de recursos do Executivo e por meio de doações, o governo inicia a entrega de kits nas escolas.
A Farmácia São João, uma das principais empresas incentivadoras, doou 6,4 mil absorventes para distribuição às escolas municipais, onde a destinação beneficiará mais de 4 mil e 600 estudantes.
“O direito à higiene menstrual é reconhecido mundialmente como uma questão de saúde pública desde 2014. Segundo a ONU, uma em cada quatro brasileiras já faltou aula por não poder comprar absorventes”, ressaltou o vereador autor do projeto de lei, Raizer Ferreira.
A distribuição dos artigos de higiene busca evitar que as estudantes percam dias de aula, por não terem os absorventes e fiquem impossibilitadas de sair de casa, e ainda, evitar infecções e risco à saúde devido à má higiene ou uso de produtos inadequados.
O ato de entrega dos absorventes ao município de Novo Hamburgo ocorreu em outubro e contou com a presença de representantes de 45 escolas municipais, do vice-prefeito Márcio Lüders, da secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, do assessor da Casa Civil do Estado, Catarina Paladini e do coordenador distrital da Rede de Farmácias São João, Luiz Kuhn.
Nas escolas brasileiras, 4 milhões de meninas passam por ao menos uma privação de higiene, como o acesso a absorventes. Segundo o relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o cenário é ainda pior para quase 300 mil alunas do país, as quais estão totalmente privadas de condições mínimas em cuidar-se no colégio.