Esteio é um dos município do Estado que mais usa a mão de obra de apenados na limpeza urbana. A cidade participa do Programa Vida Nova, que integra detentos e prevê o uso de mão de obra de apenados dos regimes aberto e semiaberto em atividades de limpeza urbana, capina, varrição e pintura de meio-fio, entre outras. Esteio faz parte do programa deste julho de 2019, quando foi assinado a parceria.
O trabalho desenvolvido reuniu assistentes sociais e agentes penitenciárias da Susepe, além do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Ourique, e com o diretor de Serviços Urbanos, Vanderlei Leidens, para avaliar o serviço desenvolvido.
De acordo com a assistente social Fernanda Kury, a ideia é que a Superintendência faça esse acompanhamento periodicamente para saber se o programa está atingindo o objetivo proposto e se o município precisa ampliar ou não o número de detentos. “Esteio é um dos municípios que mais possuem participantes do programa e já demonstrou interesse em ampliar, devido ao sucesso que está atingindo com o trabalho dos apenados. Nosso trabalho aqui é acompanhar e ver as necessidades tanto do apenado que está trabalhando, quanto do município, que gerencia o processo”, observou.
Para o titular da SMOSU, trata-se de uma força de trabalho que contribui de forma significativa para a cidade, em especial, na zeladoria. “A mão de obra que temos, a partir do termo de cooperação assinado com a Susepe, contribui demais para que a gente possa dar conta da demanda da limpeza urbana. Hoje são 34 pessoas que atuam nas nossas equipes e podemos ampliar para 50”, disse.