Com a falta da vacina AstraZeneca, São Leopoldo passa utilizar a Pfizer para 2ª dose

Publicado em:

Por conta da falta de repasses do imunizante da marca AstraZeneca/Fiocruz, a Prefeitura de São Leopoldo, por recomendação do Estado, passa a utilizar a marca Pfizer para a dose complementar a partir desta quinta-feira (28). A data de corte será 31 de julho. “Dessa forma, gradativamente, conseguiremos atingir as oito semanas de intervalo preconizada. Estudos mostram que a combinação gera resultado positivo”, garantiu o secretário da Saúde Marcel Frison.

Quem fez a primeira dose com a própria Pfizer segue o cronograma de corte do dia 15 de setembro. A Coronavac/Butantan será aplicada para quem completou 21 dias de intervalo da primeira.

Prefeitura prossegue com vacinação contra a covid-19 para público a partir dos 12 anos

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) continua com a vacinação para pessoas a partir dos 12 anos de idade, com ou sem comorbidades. O Centro de Eventos (Ceven), na avenida São Borja, 1860, e o Ginásio Municipal Celso Morbach, na avenida Dom João Becker, atendem das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Para facilitar o acesso da população dos bairros, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Padre Orestes, Imigrante, Rio Branco e Cohab Duque seguem com a aplicação de primeira dose para maiores de 18 anos, incluindo gestantes.

Terceira dose para a faixa a partir dos 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos

A Semsad disponibiliza a dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, imunussuprimidos, profissionais e estudantes da área da saúde. O Centro de Eventos terá a opção do drive-thru apenas para indivíduos imunossuprimidos, com intervalo de 28 dias, e idosos acima de 60 nos que completaram 6 meses da última dose. Os demais, também com 6 meses de intervalo entre as doses, devem se dirigir pelo sistema a pé ao local. Os grupos também têm a opção a pé no ginásio municipal. A lista de imunossuprimidos e de profissionais de saúde está no final da matéria. É necessária a comprovação das doenças através de laudos.

Unidade Móvel de Vacinação acompanha o Ônibus da Saúde

  • A Unidade de Vacinação disponibilizará aplicações de primeira, segunda e terceira dose.
  • Manhã (8h30 às 11h30) – Jardim Luciana
  • Rua Rio Tietê, 510 (Associação de Moradores)
  • Tarde (13h30 às 16h30) – Barreira
  • Rua Ademar de Barros, s/n, em frente à igreja católica

Profissionais de Saúde

Considera-se profissional da saúde apto a receber a dose de reforço indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão. Portanto, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde. Estudantes da área da saúde também estão contemplados.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Brigada Militar apreende 18,52 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2025

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul registrou...

Unisinos oferece 400 bolsas integrais pelo Prouni para ingresso em 2025/2

A Unisinos disponibiliza 400 bolsas integrais por meio do...

Gastos com supersalários no Judiciário disparam quase 50% em um ano

Os gastos do Poder Judiciário com remunerações acima do...

BERLINDA NEWS ENTREVISTA: Novos colunistas abordam a situação política de São Leopoldo.

No programa Berlinda News Entrevista desta terça-feira (1º) contou...