Passados dois meses do retorno às aulas semipresenciais na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo anuncia a ampliação da carga horária de atendimento às crianças e estudantes em uma hora. A partir desta segunda (18), o atendimento será ampliado na Educação Infantil nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e nas turmas de 4 e 5 anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFSs). No dia 25, as turmas de 1º a 9º ano, Acelera e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas EMEFs voltam a ficar quatro horas na escola.
As aulas permanecem na modalidade presencial gradual, isto é, enquanto um grupo de alunos é atendido de forma presencial na escola, outro grupo faz atividades impressas em casa e vice-versa. A ampliação também não interfere na carga horária dos professores.
A Smed e o Comitê de Ocorrências Escolares (COE) vêm observando o cenário da pandemia no município e na região, identificando as possibilidades de melhor oferta de atendimento a toda comunidade escolar. “Levando em conta o avanço do calendário nacional de vacinação, construiu-se uma metodologia de ampliação do tempo de permanência do estudante na modalidade presencial em uma hora, respeitando todos os protocolos sanitários”, explica Renata de Matos, assessora de Relações Intersetoriais da Smed.