Polícia Civil e INMETRO fazem ação em Sapucaia do Sul e recolhem quase 14 mil metros de fios irregulares

14 de outubro de 2021 - 19:36

A Polícia Civil segue apertando o cerco contra a comercialização e armazenamento irregular de fios e cabos elétricos na região Metropolitana e também no Vale dos Sinos. Nesta quinta-feira (14), a ação ocorreu em Sapucaia do Sul, Gravataí e Viamão, onde foram aprendidos quase 15 mil metros de fios e cabos elétricos e dois (um em Sapucaia e outro Viamão) dos quatro estabelecimentos vistoriados receberam notificação.

Conforme o delegado Joel Wagner, titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DEIC) de Porto Alegre, foram apreendidos, cautelarmente, 150 rolos, cada um com 100 metros de cabos elétricos em desacordo com a regulamentação.

Ainda segundo o delegado, só em Sapucaia do Sul, no bairro Santa Catarina, foram apreendidos e interditados pelo Inmetro, 140 rolos, um total de 14 mil metros. “Não houve prisão em flagrante, porém o responsável pelo estabelecimento onde houve a apreensão dos produtos poderá responder por delito contra as relações de consumo, prescrito nos incisos II, VII e IX do artigo 7° da Lei nº 8.137/90.”, explicou o delegado.

O delegado diz que as ações policiais promovidas no dia de hoje têm por objetivo garantir a saúde e a segurança dos consumidores, haja vista que os produtos em desacordo com as normas aplicadas pelo INMETRO, além de serem de má qualidade para a utilização, geram maior gasto de energia elétrica e podem causar incêndios, curtos-circuitos e choques elétricos.

Além do Deic a ação de hoje promovida a pedido do SINDICEL (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo) contou com os profissionais do INMETRO.

Disque-denúncia: 0800-510 2828
WhatsApp e Telegram: (51) 984440606

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo