Educação para a Cidadania. Esse é o nome do projeto elabora em 2019 pelo Observatório Social de São Leopoldo e que está sendo aplicado a mais de 300 crianças e adolescentes do município. “Este é o primeiro e fundamental passo para despertar o interesse, estimular a transformação e o desenvolvimento de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres com condições de exercer sua cidadania”, diz o presidente do OBS, Eduardo Werneck.
O projeto tem por objetivo desenvolver atividades relacionadas com a importância social e econômica dos tributos e conceitos de cidadania para crianças e adolescentes, através da utilização de cartilhas, apresentação visual de imagem e vídeo com exemplos a partir da realidade vivenciada pelo educando, pois dentre os pilares de atuação do Observatório está as atividades de Educação para a Cidadania.
Conforme o presidente, o plano inicial era aplicar o projeto em 2020, porém com a pandemia precisou ser revisto a estratégia. “Havíamos conseguindo os recursos para comprar de matérias pedagógicos e equipamentos com a Vara de Execuções Penais do Fórum de São Leopoldo, porém com a pandemia foi precisa adiantar”.
FUNDO DO SICREDI
Werneck conta que início deste ano o projeto Educação para a Cidadania foi inscrito no Fundo Social Sicredi foi contemplado com parte do recurso solicitado. “Inicialmente pensamos em aplicá-lo na rede escolar municipal, chegamos à conversar, mas não firmamos parceria. Então pensamos nas instituições de apoio ao ensino, pois atendem alunos da rede pública municipal, e em sua maioria, possuem condições de vulnerabilidade social. Conversamos com o Centro Medianeira, o Centro Comunitário Talitha Kum e o Instituto Lenon e firmamos parceria com todos”, explica.
Em agosto teve início a execução do projeto no Centro Medianeira. Em setembro foi a vez do Centro Comunitário Talitha Kum e neste mês de outubro iniciou no Instituto Lenon. O objetivo é concluir até o inicio de dezembro, que é quando inicia o recesso escolar.