O Ministério da Saúde confirmou oficialmente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, em todo o Brasil, a partir do dia 15 de setembro. A autorização está na Nota Técnica 36/2021, publicada na noite desta quinta-feira (2), e assinada pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério, Rosana Leite de Melo.
O documento tem quatro páginas e informa que as doses das vacinas da Pfizer – a única autorizada pela Anvisa para este público – específicas para os adolescentes, serão incluídas nas pautas de distribuição aos Estados a partir do dia 15.
Em São Leopoldo, mesmo sem a autorização do Ministério da Saúde, o município abriu a vacinação na terça-feira, dia 31. Porém, um dia após precisou suspender por falta de doses da Pfizer. A secretaria de saúde também monitora casos de adolescentes que receberam doses da Coronavac ao invés da Pfizer.
No Rio Grande do Sul, estima-se que mais de 809 mil pessoas nessa faixa etária, sem doenças associadas, sejam elegíveis a receber o imunizante.