Governo do Estado flexibiliza protocolo de proteção contra o coronavírus para restaurantes e academias

10 de agosto de 2021 - 16:21
Por Isabella Belli

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) publicou nessa terça-feira (10) as novas portarias de número 559 e 560 que traz modificações nos protocolos de proteção contra o coronavírus.

Os setores que sofreram mudanças foram o de restaurantes e academias.

A partir de agora, não é mais obrigatório manter janelas e portas dos restaurantes abertos para garantir a circulação cruzada natural de ar. Os estabelecimentos, porém, que quiserem manter tudo fechado, precisará ter um sistema de exaustão que faça o ar circular pelo ambiente.

De acordo com a diretora substituta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Kátlei Kussler, a alteração ocorreu para não prejudicar aqueles restaurantes que não têm a possibilidade de manter uma ventilação natural. “Assim, com o sistema de exaustão, eles poderão assegurar a renovação do ar sem ser penalizados”, explicou.

Outra modificação no setor da gastronomia foi em relação ao buffet. Pelo novo protocolo, não é mais obrigatório ter um funcionário para servir clientes.

Já sobre as academias, não é mais necessários fazer agendamento com antecedência para frequentar o local. Outra alteração diz respeito a casos de Covid-19. Antes, as academias deviam fechar por 14 dias caso algum aluno ou funcionário testasse positivo para doença. Agora, basta recomendar teste de Covid-19 aos que tiveram contato com os contaminados.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo