Pessoas com 60 anos podem marcar consulta nas UBS de São Leopoldo em qualquer horário do dia

10 de agosto de 2021 - 16:08
Por Sônia Bettinelli

Moradores de São Leopoldo a partir de 60 anos de idade, “os idosos”, podem marcar consulta  para atendimento na rede municipal de Saúde em qualquer hora do dia, durante o expediente da Unidade Básica de Saúde (UBS). Por desconhecimento ou por algum outro motivo, a maioria dos idosos enfrenta filas, inclusive de madrugada para pegar uma ficha e fazer a marcação da consulta.

“Isso não é novidade.  É  direito garantido pelo SUS e determinado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, entretanto, em algumas UBS isso não ocorre. Está errado e quem solicitar isso e não for atendido deve denunciar às ouvidorias do SUS, 136, e a local, 156”, destacou o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Tiago Silveira (PT), hoje no Berlinda News Entrevista junto com o vereador Tarzan Corrêa (Republicanos).

Visitas nas unidades da rede municipal de Saúde

O direito dos idosos de marcar consulta em qualquer horário do dia é um dos pontos que integra a primeira etapa do relatório da Comissão de Saúde  – Tiago Silveira (PT), Tarzan Corrêa (Republicanos), Brasil Oliveira (PSD), Rafa Souza (PDT) – que está visitando todas as UBS. Até agora foram  sete (7) UBS visitadas: Campestre; Santa Marta; Baun; Pinheiros; Rio Branco; UBS Feitoria
Imigrante.

“Nossa conversa é com as equipes e com as pessoas que estão no local aguardando pelo serviço. Não há qualquer atitude constrangimento, pelo contrário. Nosso trabalho é pela melhoria no serviço e sim temos recebidos algumas críticas e reclamações, mas também estamos  confirmando o trabalho muito bom, com a própria comunidade falando isso”, disse Tarzan Corrêa.

A Comissão já se reuniu com o secretário Marcel Frison e com o adjunto Diego Pichirini para relatar o que encontraram até agora e buscando solução para os problemas. Conforme Tiago, a cada etapa das visitas, haverá a reunião da Comissão com a Saúde.

Acolhimento

“O que encontramos e vimos até aqui passa por uma palavra acolhimento. Tem UBS que não tem fila para ficha e as pessoas chegam e são atendidas, recebendo todas as informações de como acessar os serviços. Em outras, porém, há filas e  reclamação, sem qualquer acolhimento. É isso que estamos debatendo com o secretário Marcel, com o adjunto e com o responsável pelas Unidades Básicas. Tem problemas pontuais que estão sendo revistos e serão extintos”, disse Tiago Silveira.

Saiba mais

A Comissão de Saúde atende  a comunidade às quartas-feiras, das 11h30 às 13 horas, na Câmara de Vereadores. Excepcionalmente o atendimento de amanhã (11) será na quinta-feira (12).

Informações, denúncias ou outros assuntos com a Comissão de Saúde podem ser obtidas pelos números: 99719-0714, Tarzan Corrêa;  92003-4547 Tiago Silveira.

Ouvidoria SUS – 136

Ouvidoria Prefeitura São Leopoldo – 156

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo