Às 16 horas de hoje, a equipe da Delegacia Especializadas no Atendimento à Mulher de São Leopoldo, a DEAM, estará na Independência para se mostrar e interagir com a população, especialmente as mulheres. ” Iremos na Rua Independência para conversar com a comunidade e dar um mimo para as mulheres, dizendo que somos da delegacia e apresentar o nosso efetivo”, disse a titular da DEAM/SL, delegada Michele Mendes acrescentando que essa será uma das atividades que estão sendo realizadas hoje pela Operação Margaridas de combate à violência doméstica.
A operação, alusiva ao mês de agosto no qual se celebra o advento de 15 anos de publicação Lei Maria da Penha, conta com a participação das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do RS, além de outras 140 Delegacias de Polícia do Estado.
Em São Leopoldo, segundo a delegada Michele Mendes, foram realizadas várias ações e verificadas algumas denúncias anônimas e uma mandado de busca cumprido. “As ações seguem à tarde verificando”, informa a delegada.
A Operação conta com 186 policiais e estão sendo cumpridos 51 mandados de prisão, 82 mandados de busca e apreensão em 163 cidades. Até o momento foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 1 prisão em flagrante. Também estão sendo verificadas 273 disque-denúncias de violência doméstica.
De acordo com a Delegada Jeiselaure Rocha de Souza, Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do RS (DIPAM/DPGV), a Operação Margaridas tem por objetivo demonstrar o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento da violência contra a mulher, com esse olhar voltado para a importância do atendimento acolher e humanizado para a vítima, mas também com a repressão qualificada dos crimes, com a certeza de que não haverá impunidade aos agressores.