Crônicas Zurbanas: A vida entre os trilhos das 22 estações de Novo Hamburgo a Porto Alegre

6 de agosto de 2021 - 18:25
Por Sônia Bettinelli

O Cultura Capilé de ontem (6), embarcou em uma viagem inédita pelas 22 estações do trensurb, de Novo Hamburgo a Porto Alegre. Foi uma viagem especial com direito a um guia contador de histórias recolhidas entre as estações e seus usuários. Edimilson Klein, atual ouvidor da Trensurb começou sua carreira na estatal como operador de trens. Cumprimentava com  bom dia, desejava  boa viagem, palavras de incentivo que lhe renderam pelo menos dois nomes: “o piloto que fala no trem e o piloto poeta”, como está na contracapa de seu livro “Crônicas Zurbanas”.

Natural de Esteio,  mas morador de Sapucaia do Sul, há muitos anos, Klein define sua linguagem como popular. “Tive muito cuidado na hora de escrever minhas crônicas para que todas as pessoas, independente de formação escolar, pudessem entender realmente a mensagem. Precisava de uma revisora especial. Aí entra minha mãe, que estudou até a 3 série. Quando ela não entendia uma palavra eu trocava, ou seja, minha mãe me ajudou e todas as pessoas entendem as histórias”,  contou Klein que segue trabalhando na estatal, mas reservando um tempo para novas crônicas para a segunda edição.

Contação de histórias

Escrever e contar histórias é uma das alegrias de Klein. “As Crônicas Zurbanas juntam histórias de usuários, colegas de trabalho com a história de cada estação e da respectiva cidade. É um breve histórico para que o leitor consiga embarcar nessa viagem descobrindo informações que compartilho em escolas. Faço palestras em várias escolas e as crianças  fazem trabalhos e maquetes. Isso me deixa feliz e recompensado em contribuir para o conhecimento dos estudantes”, destaca Klein.

Saiba mais 

www.facebook.com/cronicaszurbanas

www.facebook.com/edimilson.klein

www.facebook.com/edimilsonklein.palestrante/

 

Quer saber mais desta história acompanhe a entrevista: 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo